Diretores e editores do Boletim Salesiano reunidos em Roma

Começou no passado domingo, 26 de maio, o encontro mundial do Boletim Salesiano que junta, em Roma, cerca de 50 diretores e editores vindos de todo o mundo.

Na manhã do primeiro dia, Nataša Govekar, do Discatério para a Comunicação do Vaticano, apresentou aos participantes as alterações feitas na área de comunicação do Vaticano, que estavam a ser preparadas desde 2013, e que se traduziram na unificação de equipas e meios de comunicação, além da criação da Secretaria para a Comunicação, instituída pelo Papa Francisco, por Motu Proprio. Na sua apresentação, destacou também o valor da imagem na comunicação e, especialmente, na evangelização.

Divididos em grupos linguísticos, os diretores e editores do BS assistiram à apresentação de boas práticas dos boletins da América Central, Congo, França e Portugal, que partilharam como estão a comunicar através dos meios digitais. Em representação de Portugal, estão presentes na reunião Miguel Mendes, designer, e Nuno Quaresma, designer e ilustrador.

Muito especial foi a presença do Reitor-Mor que presidiu à Eucaristia do primeiro dia e partilhou, durante a homilia, a sua visão para o Boletim Salesiano e para a Congregação.

A manhã do segundo dia foi dedicado à formação e à reflexão, com a apresentação da história e evolução do Boletim Salesiano, pelo Pe. Francesco Motto do Instituto Histórico Salesiano, seguida de uma partilha de ideias sobre o caminho comum e carisma das várias edições do Boletim Salesiano.

Na parte da tarde, teve lugar o workshop “Comunicar na rede, um jornalismo atualizado” com Nicola Zamperini e Sandro Cristaldi.

Artigos Relacionados