Dia Mundial contra o Trabalho Infantil celebrado com números da ação das FMA no mundo

No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado anualmente no dia 12 de junho, as Filhas de Maria Auxiliadora apresentaram os números da sua ação no mundo.

O Instituto Internacional Maria Auxiliadora, Organização Não Governamental com estatuto consultivo especial junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas, através do seu Gabinete de Direitos Humanos, realizou um estudo sobre o trabalho das FMA realizado em 54 países entre 2016 e 2019.

O trabalho revelou que as Irmãs Salesianas deram apoio económico a 66.358 famílias, financiaram a instrução de 58.784 crianças, proporcionaram instrução ou programas gratuitos a quase 148.000 crianças e realizaram 189 projetos de promoção do trabalho digno.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, pela primeira vez em 20 anos, o trabalho infantil voltou a aumentar. Esta realidade foi agravada pelo impacto económico e social da pandemia de Covid-19 e afeta cerca de 160 milhões de crianças em todo o mundo. Cerca de metade, 79 milhões, têm trabalhos perigosos que põe diretamente em risco a sua saúde, segurança e desenvolvimento moral. Uma grande parte destas crianças não frequentam a escola, apesar de estarem dentro da faixa etária para o ensino obrigatório. Mais de um quarto das crianças de 5 a 11 anos e mais de um terço das crianças de 12 a 14 anos que trabalham não frequentam a escola.

Artigos Relacionados