Dia Missionário Salesiano 2022: Comunicar Cristo hoje

O tema deste ano para a semana missionária salesiana convida-nos a “Comunicar Cristo hoje – #MissionáriosNaRede”. Em Portugal, a Semana Missionária decorre entre 4 e 11 de novembro, dia da 153.ª Expedição Missionária Salesiana.

“COMUNICAR CRISTO HOJE – #MissionáriosNaRede”: evangelizar é um ato de relação que necessita dos justos meios de comunicação para transmitir a mensagem do Evangelho. Este ano, a Jornada Missionária Salesiana pretende criar uma ponte entre a animação missionária e a comunicação social, aprofundando o tema do anúncio do Evangelho no mundo dos meios de comunicação social. Três elementos constituem o tema do Dia Missionário Salesiano de 2022: Comunicar, através de uma experiência concreta de educação para os meios de comunicação social; Cristo, a verdadeira fonte de todas as formas de comunicação do Evangelho; Hoje, aprofundando a relação entre os jovens de todo o mundo e os meios de comunicação social.

Uma das iniciativas para esta Semana Missionária Salesiana é animação do Dia Missionário nas Paróquias Salesianas.

A Paróquia de Alcabideche tem vindo a cuidar cada vez mais a comunicação como plataforma evangelizadora. A situação pandémica ajudou a comunidade a revitalizar esta equipa que foi sempre melhorando o acompanhamento pastoral à comunidade através do site, das redes sociais, boletim paroquial mensal, do grupo do WhatsApp, bem como a comunicação pessoal, e a comunicação das comunidades.

Como afirma o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, para comunicar bem Cristo hoje é preciso ser verdadeiro, autêntico. Não se deixar arrastar pela tentação de causar boa impressão, de parecer melhor, mais atraente e mais elogiado. Somente assim podemos ser comunicadores críveis e verdadeiros missionários. Sabemos que atualmente as palavras perderam o seu peso, o que mais conta são as imagens, símbolos, histórias, pessoas concretas. Neste sentido, em preparação da JMJ Lisboa 2023, a paróquia salesiana de Alcabideche está envolvida na divulgação do encontro e no acompanhamento. De facto, evangelizar é um ato de relação que necessita dos justos meios de comunicação para transmitir a mensagem do Evangelho. 

Leia também  FMA missionária na Tailândia é prima do Papa Francisco

No Funchal, em vésperas do campeonato do mundo de futebol, os alunos brincam com os cromos de futebol. Por todos os cantos da casa, é vê-los na tentativa de “conquistar” ao adversário o maior número de jogadores para a sua caderneta. A maneira de ser missionário destes jovens, tem sido a de jogar com eles o jogo paralelo do(s) outo(s) cromo(s). «Quais cromos?» «Então conheces e procuras os jogadores, teus ídolos do futebol, e desconheces os outros?» «Quais outros?» «Os santos. Os que, eventualmente, te deram o nome. Como te chamas? Francisco? António? João? Xavier? Joaquim? Sabias que o teu nome pode ter sido inspirado num santo? Pergunta aos pais. Amanhã dizes-me. Certo?» No dia seguinte, retoma-se a conversa… E assim se vai celebrando o dia missionário. Que (ainda) continua e continuará. Pelo menos enquanto durar o campeonato do mundo e porque a missão não conhece fronteiras. Todo o tempo e em todas as circunstâncias é tempo de missão.

Artigos Relacionados