Delegados de Pastoral Juvenil da Europa reunidos em Turim

O Dicastério da Pastoral Juvenil Salesiana reúne, ao longo destes dias (4-9 de fevereiro), na nossa “Casa Mãe” em Valdocco (Turim), todos os delegados de Pastoral Juvenil das três regiões da Europa.

Em Turim, sentimos que é um tempo muito especial e enriquecedor. Desde o local que nos diz tanto, à possibilidade de reencontrar irmãos salesianos, à intensidade espiritual e carismática e também à densidade dos temas abordados.

Para além de algumas “boas práticas” salesianas como a Lectio Divina, é um encontro onde trabalhamos algumas questões que se prendem com a coordenação pastoral nas províncias, como o estudo do Quadro de Referência da Pastoral Juvenil, a implementação do PEPS nas comunidades, o Voluntariado e as iniciativas relativas à “pastoral familiar”.

Como parte central deste encontro, tivemos oportunidade de escutar duas intervenções: uma a cargo do nosso conhecido padre Rossano Sala e outra a cargo do Provincial da Irlanda, padre Eunan McDonnell. O primeiro apresentou uma síntese sobre “os núcleos temáticos generativos provenientes do Sínodo dos Bispos”; o segundo ofereceu uma reflexão pessoal sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional” desde a perspetiva da realidade juvenil. Estas duas propostas de reflexão, no entender do Pe. Fábio Attard, Conselheiro-Geral da Pastoral Juvenil, podem servir para aprofundar a reflexão pessoal dos salesianos e família salesiana.

Ao mesmo tempo que se realiza o Encontro Europeu de Delegados de Pastoral Juvenil, também se encontram reunidos em Valdocco os Delegados Inspetoriais da Animação Missionária.

Artigos Relacionados