Criada Comissão Internacional da Comunicação Salesiana

No decorrer de um encontro online organizado pelo Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais, Pe. Gildásio dos Santos Mendes, realizado no final do mês de agosto, foi constituída a Comissão Internacional Salesiana de Comunicação Social.

A comissão será coordenada pelo Pe. Ernest Rosário e irá reunir anualmente em Roma, permitindo o encontro pessoal, o debate e o aprofundamento de ideias comuns para a comunicação. Para além disso, será também uma oportunidade para a Comissão reunir com o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime.

“Será importante realizar estas reuniões anuais porque é fundamental discutir, debater e ter uma noção clara de quais são as nossas ideias comuns”, afirmou o Pe. Gildásio dos Santos Mendes.

O encontro contou com a presença dos Coordenadores dos Delegados para a Comunicação Social das várias Regiões Salesianas: Zaida Elisa Navarrete (América), Pe. Pierluigi Lanotte (Europa Mediterrânea), Pe. James Gardner (Europa Centro-Norte), Pe. Ernest Rosario (Ásia Sul), Pe. Lijo Vadakkan (África-Madagáscar) e Pe. Peter P Chinh (Ásia Leste-Oceânia). Durante o encontro, cada delegado apresentou a realidade de sua Região de origem e partilhou propostas para o futuro.

O Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais pediu aos participantes que incentivem os delegados a trabalharem no futuro Instrumentum Laboris da comunicação social. “Queremos envolvimento, seria triste escrever um documento sozinho, devemos trabalhar juntos, isso é realmente fundamental”, disse ainda.

A função dos membros da comissão será animar e dar continuidade às orientações do Dicastério em cada Região.

A comissão foi ainda convidada a levar em conta o programa do Reitor-Mor para o próximo sexénio, para que, com clareza, as orientações e sugestões do Reitor-Mor sejam incluídas no plano de comunicação do próximo ano e destacou o tema da ecologia, prioritário no programa, como um assunto a incluir nesses planos.

Artigos Relacionados