Coroação Pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Soledade da Basílica de Mafra

O Papa Francisco concedeu, recentemente, a Coroação Pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Soledade, venerada na Basílica de Mafra.

Esta é a terceira imagem coroada canonicamente, em Portugal. Já havia sido coroada a imagem de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, a 12 de junho de 1904, pelo núncio apostólico, monsenhor José Macchi, delegado especial do Papa Pio X; e a de Nossa Senhora de Fátima, a 13 de maio de 1946, pelo cardeal Masella, legado pontifício.

Esta coroação trata-se do “reconhecimento, por parte da Santa Sé, da devoção à Santíssima Virgem presente na veneranda imagem da Soledade da Basílica de Mafra, com o propósito de estender a todo o orbe católico a importância deste título mariano e o seu culto, fortalecendo assim a piedade cristã nas suas mais diversas expressões”, explicou a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (RVISS), que tem a imagem sob sua custódia.

Com esta coroação Nossa Senhora é reconhecida como a rainha da Igreja e de Portugal.

A imagem de Nossa Senhora da Soledade, datada de 1773, sai habitualmente na procissão do Senhor Jesus dos Passos, que percorre as ruas de Mafra, e que se realiza no dia 25 de fevereiro; bem como a na procissão do enterro, na Sexta-Feira Santa.

Fotografia: Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra

Artigos recentes

Salesianos e voluntários na vila xavante de Santa Fé dão apoio médico e alimentar
29 de Setembro, 2022Por
Comunicado
29 de Setembro, 2022Por
Canonização de Artémides Zatti: “site”, lema e logótipo
29 de Setembro, 2022Por
Timor-Leste: Alunos do Centro de Formação Dom Bosco de Comoro recebem diploma
29 de Setembro, 2022Por

JMJ Lisboa 2023
WYD DON BOSCO 23
O MJS já está a caminho da Jornada Mundial da Juventude

Saber mais

Próximos eventos

Não há nenhum item que corresponda aos seus critérios de pesquisa. Por favor, tente novamente com palavras-chave diferentes.

Artigos Relacionados