«Convosco sinto-me bem»: Vidas Plenas

Mensagem do Reitor-Mor aos leitores do Boletim Salesiano.

Penso que é mesmo isto que temos mais a peito: sentir que a nossa vida é plena. É uma aspiração profundamente humana. Neste sentido devo dizer-vos que tenho conhecido muitas pessoas que vivem e viveram uma vida plena. E indicam-nos o caminho da felicidade.

Começo por narrar dois factos reais. Penso que são dignos de atenção, atendendo à idade significativa das personagens.

Em maio, depois da sugestiva festa de Maria Auxiliadora em Turim-Valdocco, iniciei a minha visita às obras salesianas da Croácia. Devo confessar que fiquei fortemente impressionado com a solidez das comunidades cristãs que lá encontrei, muito impressionado com os jovens que encontrei, centenas de jovens de hoje, modernos, hiperconectados, imersos na rede digital como todos os jovens do mundo, mas com uma consistência em viver a fé cristã que penetrou profundamente no meu coração.

Numa das casas salesianas chegámos às dez da noite. No pátio, fomos acolhidos com uma música de dança regional caraterística. Um enorme grupo de crianças, adolescentes, jovens e pais estavam lá à nossa espera. Estava também toda a comunidade salesiana e, no meio deles, vi um irmão salesiano que parecia dos tempos de Dom Bosco, de rosto sorridente e cheio de paz, a bailar e cantar com os jovens enquanto nos aguardava para nos dar as boas-vindas.

No dia seguinte pude ver, em diversos momentos das várias celebrações, que este nosso irmão de 90 anos era aclamado pelos jovens, que o aplaudiam, chamavam por ele, e ele sorria feliz no meio deles. E eu pensava na frase de Dom Bosco: «convosco sinto-me bem».

Leia também  SolSal Évora: “A nossa Missão é aquecer o coração”

Disse comigo: eis um salesiano que teve e continua a ter uma vida plena. Não disse uma vida fácil (também teve de sofrer a fome e a dureza da Segunda Guerra Mundial, contou-me ele), mas teve uma vida plena de sentido e plena da felicidade do essencial.

Poucos dias antes, na festa de Valdocco, outro salesiano de 94 anos estava lá comigo. Viver a festa de Maria Auxiliadora em Valdocco foi sempre um dom inestimável para ele, mesmo se a cada passo, a brincar, afirma: “No próximo ano estarei já no Paraíso!». Mas também este ano conseguimos celebrar aquele dia juntos. Pois bem, grande foi a minha estupefação quando, com os seus 94 anos, se oferecia muitas vezes para acompanhar salesianos e leigos provenientes da Argentina em visita a alguns dos lugares mais significativos de Turim, como o Santuário da Consolata. No regresso estavam cansados, especialmente ele, mas durante vários dias partilhou com aquela gente a alegria de estar na casa de Dom Bosco e de saber tudo o que isso significa.

Eu continuava a perguntar-me: donde vem esta força, esta motivação? A resposta é simples e lógica. Como cantava Bob Dylan: The answer, my friend, is blowin’ in the wind, A resposta, meu amigo, está a soprar no vento. O vento de Dom Bosco que continua a soprar no coração dos salesianos e enfuna as velas da nossa Família. O vento de um Espírito que nunca cessará de nos dar um grande conforto. Não obstante os anos que passam.

Esta é a chave de uma vida plena, qualquer que seja o caminho pelo qual o Senhor nos tenha chamado. Uma vida repleta de amor. Assim desejamos que seja a nossa. 

Leia também  Vaticano: Nomeação episcopal do Pe. Giordano Piccinotti, sdb
Capela Pinardi, Valdocco, Itália: O Pe. Ángel preside à Eucaristia na reunião da Consulta Mundial da Família Salesiana que decorreu entre 21 e 23 de maio
Rijeka, Croácia: O Reitor-Mor visitou as comunidades salesianas de Rijeka, Split e Zagred na Croácia entre 25 e 29 de maio. Em Rijeka participou nas celebrações dos 100 anos da obra e foi recebido por centenas de jovens
Podgorica, Montenegro: Nos dias 2 e 3 de junho o Pe. Ángel Fernández Artime visitou Podgorica, capital do Montenegro, onde os salesianos animam a única paróquia católica da cidade, um centro juvenil e uma pequena escola, que ministra cursos de línguas e informática

Publicado no Boletim Salesiano n.º 570 de Setembro/Outubro de 2018

Artigos Relacionados