Consulta Mundial da Comunicação Social prepara documento geral de trabalho para o setor

Terminou na terça-feira, dia 1 de novembro, a Consulta Mundial de Comunicação que juntou em Lisboa cerca de 20 membros do Dicastério da Comunicação e representantes do sector das várias regiões salesianas.

A sede da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana foi o local escolhido para a realização do encontro de trabalho e de partilha de práticas de comunicação ao serviço da missão salesiana.

A abertura oficial do encontro, na noite de sábado, dia 29 de outubro, juntou os participantes e alguns convidados, nomeadamente, o Provincial de Portugal, Pe. José Aníbal Mendonça, o Delegado Nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Álvaro Lago, Mariana Santana, em representação do Conselho Nacional do Movimento Juvenil Salesiano, o coordenador da WYD Don Bosco 23, João Fialho, e vários elementos da comunidade salesiana numa noite festiva. 

Depois de algumas palavras de boas-vindas, por parte do Pe. Aníbal Mendonça, que enfatizou a grande alegria de receber este encontro em Portugal, seguiram-se dois momentos musicais apresentados pelo Musicentro dos Salesianos de Lisboa. Seguiram-se as intervenções do Pe. Luís Almeida, em representação do diretor dos Salesianos de Lisboa, e do Conselheiro do Reitor-Mor para a Comunicação Social e organizador da Consulta Mundial, Pe. Gildásio Mendes.

Destacando o enorme trabalho que cada um dos representantes do sector da comunicação e Boletim Salesiano das diferentes regiões tem vindo a desenvolver, o Pe. Gildásio Mendes aproveitou a oportunidade para os homenagear. Foram galardoados 11 membros de diferentes regiões do mundo.

Pe. Ambrose Pereira, salesiano das Ilhas Salomão e Papua Nova Guiné; Pe. Anatoliy Hetsyanyn, Delegado da Comunicação Social da Inspetoria da Ucrânia; Pe. Ernesto Rosario, Diretor do Don Bosco Institute of Communication Arts de Chennai, na Índia; Pe. Javier Valiente, Delegado da Comunicação dos Salesianos de Espanha e coordenador do sector para a Região Mediterrânea; Pe. João Carlos Ribeiro, dos Salesianos do Recife; Diácono Joaquim Antunes, diretor do Boletim Salesiano de Portugal; Pe. Mariusy Jawny, coordenador da School of Communication da região salesiana da Europa do norte e centro; Pe. Pier Jabloyan, responsável da Salesian School of Social Communication do Médio Oriente; Pe. Ricardo Campoli, membro do Dicastério da Comunicação Social Salesiano; Samuel Job; e Zaida Navarrete, coordenadora da Comunicação da Região Interamérica, foram homenageados pelo seu trabalho a favor da Igreja, da Congregação Salesiana e da missão salesiana a favor dos jovens, em várias das suas vertentes.

Leia também  Antigo Aluno Salesiano integra comité de peritos europeu que está a aprovar as vacinas contra a Covid-19

O diretor do Boletim Salesiano português, Joaquim Antunes, recebeu o troféu das mãos do Pe. Gildásio. “Reconhecemos a sua grande visão e competência na modernização editorial e visual do Boletim Salesiano de Portugal ao serviço da evangelização dos jovens”, afirmou o Conselheiro Geral.

“Estes honrosos elogios, endereço-os, com a maior estima e simpatia, à Equipa de Comunicação que, pelo seu trabalho competente e dedicado, conseguiu a internacionalização do BS e as atenções dos responsáveis da Direção Geral da Congregação”, agradeceu Joaquim Antunes.

A noite de celebração foi também o momento escolhido para a apresentação de “Eu Confio em Ti”, livro do Pe. Gildásio Mendes, editado pela Salesianos Editora.

A consulta incidiu sobre a preparação de um documento geral de trabalho para o setor, que pretende explorar conceitos e processos, ao mesmo tempo que cria uma visão conjunta. Este documento, que é composto por 25 partes, analisa e explora ideias como “comunicação, processos criativos, narrativos e estéticos”, “comunicação e carisma salesiano”, “comunicação, identidade e missão salesiana”, “comunicação e espiritualidade”, entre muitos outros conceitos e ideias. Cada região participante foi convidada a integrar as suas ideias e perspetivas neste documento de trabalho, que se quer global. Durante a Consulta Mundial da Comunicação foi também analisado e trabalhado o Plano do Dicastério da Comunicação

No decurso do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Lisboa, os Salesianos do Estoril, local que vai receber no próximo ano a WYD Don Bosco 23 durante a Jornada Mundial da Juventude, e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, centro nacional de devoção mariana.

O último dia da Consulta Mundial para a Comunicação Social incluiu momentos de oração e a Eucaristia na Capelinha das Aparições presidida pelo Conselheiro Geral para a Comunicação Social, e ficou marcado pela consagração de todos os delegados de comunicação, e respetivas equipas, a Nossa Senhora de Fátima.

Leia também  “Escuta! E levanta-te ‘ON AIR’”: Encontro “online” junta pré-adolescentes, adolescentes e jovens

Artigos Relacionados