Conclusão do Jubileu 2025 com o encerramento das Portas Santas e missa presidida por Leão XIV

Conclusão do Jubileu 2025 com o encerramento das Portas Santas e missa presidida por Leão XIV

O encerramento da Porta Santa da Basílica de São Pedro conclui os últimos grandes eventos oficiais do Jubileu 2025, o encerramento das quatro Portas Santas. Com as celebrações da Epifania do Senhor, o Ano Santo chega hoje oficialmente ao fim.

Na homilia da celebração da Solenidade da Epifania de Jesus, o Papa Leão XIV aludiu à esperança trazida pelo Jubileu. “A Porta Santa desta Basílica que, por último, hoje foi fechada, recebeu o fluxo de inúmeros homens e mulheres, peregrinos de esperança, a caminho da Cidade cujas portas estão sempre abertas, a nova Jerusalém (cf. Ap 21, 25). Quem foram eles e o que os motivava? No final do Ano Jubilar, questiona-nos com particular seriedade a busca espiritual dos nossos contemporâneos, muito mais rica do que talvez possamos compreender. Milhões deles atravessaram a soleira da Igreja.”

E concluiu: “Por isso, queridos irmãos e irmãs, é bom sermos peregrinos de esperança. E é bom continuar a sê-lo, juntos! A fidelidade de Deus continuará a surpreender-nos. Se não reduzirmos as nossas igrejas a monumentos, se as nossas comunidades forem casas, se resistirmos unidos às seduções dos poderosos, então seremos a geração da aurora. Maria, Estrela da Manhã, caminhará sempre à nossa frente! No seu Filho, contemplaremos e serviremos uma magnífica humanidade, transformada não por delírios de omnipotência, mas pelo Deus que, por amor, se fez carne”.

Com o encerramento da Porta Santa da Basílica de São Pedro, concluiu-se o encerramento das quatro Portas Santas. A primeira a fechar foi a Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior, no dia 25 de dezembro, com os rituais solenes de encerramento e a celebração da missa presididos pelo cardeal arcipreste Rolandas Makrickas. A Basílica de São João de Latrão, no dia 27 de dezembro, com o ritual e a celebração eucarística presididos pelo cardeal vigário Baldo Reina e animados pelo coro da diocese, dirigido por Monsenhor Marco Frisina. No dia 28 de dezembro, foi fechada a Porta Santa da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, com as celebrações presididas pelo cardeal arcipreste James Michael Harvey.

O encerramento da Porta Santa da prisão de Rebibbia, a quinta Porta Santa, aberta no dia 26 de dezembro de 2024, numa escolha inédita e cheia de simbolismo do Papa Francisco, foi celebrada pelo Cardeal Vigário Baldo Reina no dia 21 de dezembro.

33.5 milhões de peregrinos

O Vaticano divulgou os números gerais do Jubileu. Cerca de 33.5 milhões de peregrinos, provenientes de 185 países, visitaram Roma durante o Ano Santo, para os 35 eventos principais. Sete mil voluntários estiveram envolvidos: cinco mil entregaram o seu serviço durante o Ano Jubilar e outros dois mil membros da Ordem de Malta prestaram primeiros socorros nas quatro Basílicas Papais.

Artigos Relacionados