Concerto de música sacra organizado pela Paróquia dos Prazeres a favor da reparação do Órgão de Tubos

Concerto de música sacra organizado pela Paróquia dos Prazeres a favor da reparação do Órgão de Tubos

Notícia corrigida, 26/06/2025. Na noite de dia 23 de maio, a Paróquia dos Prazeres, em Lisboa, organizou um concerto com a soprano Cristel de Meulder e o organista e mestre de música sacra Matthias Müller. O músico está a fazer o restauro do órgão de tubos da igreja.

O órgão de tubos da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, da empresa italiana Valentino Zanin, um dos mais antigos construtores de Itália, fundada em 1827, é de grande valor. A falta de manutenção, obrigou ao seu desuso em anos recentes.

Impulsionados por vários paroquianos que amam a arte e a música litúrgica, surgiu a ideia de restaurar o órgão. Uma equipa liderada pelo diácono Joaquim Antunes disponibilizou-se a angariar os fundos para esta difícil empresa, que não está ainda completa e para a qual ainda é necessário mais financiamento.

O Salesiano João Ensina, apaixonado pela música e pelo órgão, procurou na Alemanha uma equipa profissional e pedagógica que se prontificou a colaborar neste projeto. O restauro da parte elétrica foi o início e já foi concluído. Agora, na segunda fase, a equipa está dedicada à limpeza, manutenção das madeiras e afinação.

Na passada sexta-feira, a comunidade paroquial uniu-se a este propósito e assistiu a um concerto de música sacra, colaborando também assim no seu restauro. O concerto foi igualmente uma forma de financiar a reparação, com os paroquianos a contribuírem com donativos.

A soprano Cristel de Meulder e o organista e mestre de música sacra Matthias Müller ofereceram ao público um concerto lindíssimo em que os espetadores viveram uma experiência mística de oração.

Notícia corrigida, 26/06/2025: Erradamente, o artigo identificava a empresa italiana Fratelli Ruffatti como o fabricante do órgão de tubos da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora de Lisboa. Na verdade, o órgão de tubos é do fabricante italiano Valentino Zanin, um dos mais antigos construtores de Itália, fundado em 1827. Foi montado sob orientação do Prof. Filipe Rosa de Carvalho, organista que inaugurou o órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, de Fátima.

Artigos Relacionados