Christophe Cito e Grégoire Maloba: Missionários a caminho de Cabo Verde

Christophe Cito, 30 anos, e Grégoire Maloba Wa Banze, 29 anos, são ambos congoleses. Os dois missionários em breve partirão para Cabo Verde, para onde foram enviados pelo Reitor-Mor.

Christophe Cito em Fátima no Dia MJS de 2022

Christophe nasceu numa família cristã, de seis irmãos, em Bukavu no leste do Congo, onde fez os estudos primários e secundários. Logo de seguida começou a sua experiência religiosa com os Salesianos: dois anos de aspirantado, um ano de pré-noviciado, noviciado, os primeiros votos em 2018 e ingresso no curso de Filosofia. Durante esse tempo, Christophe sente o desejo de se tornar missionário. Partilha a sua vontade com os membros da sua província e obtém a autorização para se oferecer como missionário ao Reitor-Mor. O Superior aceitou o pedido e em 2021 enviou-o para a Província Portuguesa como missionário, com destino à comunidade de Cabo Verde.

Gregoire Maloba nas filmagens do vídeo do WYD Don Bosco 23

Também Grégoire aguarda a viagem rumo a Cabo Verde, onde vai igualmente integrar a comunidade salesiana. Natural de Lubumbashi, nasceu no seio de uma família católica. É o mais velho de quatro irmãos. Conheceu os Salesianos quando ainda era jovem, na sua paróquia e no oratório, onde aprendeu muito sobre Dom Bosco e sobre o carisma da Congregação. Foi aí que surgiu a sua vocação. Depois de obter o diploma em Pedagogia Geral, em 2014, embarcou na aventura religiosa. Durante o noviciado, desenvolveu o espírito missionário e, quando frequentava o terceiro ano de Filosofia, escreveu ao Reitor-Mor, revelando a sua disponibilidade. O pedido foi aceite.

Christophe Cito e Grégoire Maloba estão em Portugal para aprender a língua portuguesa. Em breve deixarão a comunidade salesiana de Lisboa onde, garantem, foram bem recebidos pelos confrades da Província e por toda a comunidade.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 593 de julho/agosto de 2022

Leia também  Haiti, “Lakay Don Bosco”: uma segunda oportunidade para os meninos de rua

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados