fbpx

CG28: Jovens participam na assembleia

Salesianos > Notícias > CG28: Jovens participam na assembleia

O dia 2 de março, segunda-feira, caracterizou-se por dois tipos de trabalho: o primeiro, durante a manhã, nas comissões; o segundo, de tarde, na Assembleia, para a apresentação das propostas elaboradas pela comissão jurídica.

Os protagonistas principais do dia foram os jovens, convidados a participar durante a semana de trabalhos do CG28, e a integrar o trabalho das comissões, mudando-lhe a dinâmica interna: os Salesianos prontos a ouvi-los e os jovens, corajosos e competentes, a oferecer as suas contribuições. “É a presença dos jovens, não só aqui no Capítulo, que nos mostra o caminho. Eles são o centro, como as ovelhas o são para o Bom Pastor, que lhes está perto, na periferia, para podê-las melhor levar às pastagens e defende-las. Os jovens são para nós o tesouro no campo…”.

A sessão da tarde começou com a exposição do Pe. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação, sobre «Jovens Salesianos e acompanhamento – Orientações e diretivas», documento recém-promulgado pelo Reitor-Mor e pelo Conselho, e que ilumina a reflexão sobre o segundo núcleo do tema do CG28 (Perfil do salesiano de hoje). A Comissão jurídica apresentou a seguir as suas propostas, agrupando-as em 15 temas, fruto da escuta de todas as contribuições recebidas dos Capítulos Provinciais, do Conselho Geral e individualmente dos Salesianos. As propostas, que serão estudadas nos próximos dias, referem-se ao serviço ao nível central da Família Salesiana, da Comunicação Social e Missões; duração dos mandatos dos membros do Conselho Geral e modalidade para a sua eleição; papel dos Conselheiros Regionais; configuração e denominação de algumas Regiões.

Artigos Relacionados