Cerca de meio milhar de jovens “invadem” Évora

A QNoite foi organizada pela Pastoral Juvenil, pela Pastoral Universitária, pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora e pelas Paróquias da Vigararia de Évora. No dia 24 de fevereiro, no âmbito da Visita Pastoral que o Arcebispo de Évora, D. José Alves, está a fazer às Paróquias da Vigararia, realizou-se o primeiro grande momento para todas as Paróquias da Vigararia, e alargado a toda a Arquidiocese, desta feita centrado nos jovens.

A QNoite contou com cinco estações. A primeira começou na igreja do Espírito Santo, com uma reflexão sobre a Oração/Luz, dinamizada pela Pastoral Universitária, na qual marcou presença D. José Alves, que dirigiu breves palavras de ânimo e incentivo aos jovens. Por motivos de saúde, o Arcebispo não pôde acompanhar as restantes estações. Na segunda estação, os jovens pararam na Sé de Évora, e fizeram uma reflexão sobre o Jejum, promovida pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora. A terceira estação teve paragem na igreja de Santo Antão, em plena Praça do Giraldo, com os jovens a refletirem sobre a Esmola, numa dinâmica da responsabilidade da Pastoral Juvenil. A quarta estação foi na igreja de São Francisco, onde houve celebração penitencial e foi celebrada a Eucaristia. A QNoite terminou, na quinta estação, no Casarão, sede da Pastoral Universitária de Évora, com um pequeno convívio/lanche.

Ao jornal “A Defesa”, o Pe. Fernando Lopes, responsável diocesano pela Pastoral Juvenil, disse que apesar da noite fria “sente-se o calor da oração e sobretudo percebe-se que estes jovens vieram para se encontrar. Vieram para fazer caminho, para juntos irem ao encontro de Cristo”. “Não é tão importante o número de presentes, mas é muito importante a forma como estamos juntos e como juntos queremos fazer um caminho sério para nos prepararmos para o grande evento que é o centro da nossa Fé, a morte e ressurreição de Jesus”, concluiu o responsável diocesano.

Leia também  “Conversas no Pátio”: um programa de entrevistas para ver “online” e ouvir na Rádio Salesiana

Fonte: A Defesa

Artigos Relacionados