Balasar viveu, no passado fim de semana, momentos de fé, devoção e esperança, durante a festa em honra da Beata Alexandrina da Costa.
Um dos grandes destaques das celebrações foi a Eucaristia realizada no novo Santuário dedicado à Beata Alexandrina, que ainda se encontra em construção, mas que já acolhe eventos religiosos. Estiverem presentes centenas de peregrinos bem como autoridades civis e militares.
As portas do novo Santuário dedicado à salesiana cooperadora, Beata Alexandrina da Costa, abriram-se no 70.º aniversário do seu falecimento. A Eucaristia celebrada no domingo, dia 12 de outubro, foi presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, e incluiu a bênção e dedicação do altar e do ambão.
Durante a sua homilia D. José Cordeiro começou por pedir a Deus que conceda a graça da canonização da Beata Alexandrina, que será, assim, proclamada modelo de fé e intercessora para toda a Igreja Católica. O prelado destacou, ainda, o papel de Alexandrina da Costa como como modelo de fé: “a importância desta celebração nasce da vida de uma mulher, uma vida mística, de encontro com a Eucaristia”, concluiu.
As celebrações incluíram, ainda, momentos como a procissão de velas (destaque para a presença dos andores com as imagens da Beata Alexandrina e do Imaculado Coração de Maria), a exposição do Santíssimo, bem como momentos dedicados ao Sacramento da Reconciliação. Tudo isto envolveu os peregrinos, oriundos de várias partes do mundo, num ambiente de oração e comunhão.
Hoje, dia 13 de outubro, dia litúrgico da Beata Alexandrina da Costa, realizou-se a Eucaristia solene da festa, também presidida por D. José Cordeiro, na qual teve lugar a Consagração ao Imaculado Coração de Maria, um gesto de especial significado espiritual.
Esta festa, realizada este ano sob o tema do Jubileu da Esperança, reafirma a importância da devoção à Beata Alexandrina da Costa, tanto localmente quanto internacionalmente, e mostra a vitalidade espiritual da comunidade salesiana em Balasar. O novo santuário, cuja conclusão está prevista para 2026, já serve como um espaço significativo para encontros de fé.
Construção do novo Santuário
O novo santuário eucarístico, dedicado à Beata Alexandrina da Costa, está a ser construído num terreno próximo da igreja paroquial de Balasar, e é, já hoje, um sinal visível da crescente devoção a esta salesiana cooperadora de Balasar.
Fotografia: DM