Carlo Acutis beatificado

A Basílica de S. Francisco de Assis acolheu este sábado, 10 de outubro, a beatificação de Carlo Acutis, na presença dos pais, Andrea Acutis e Antonia Salzano, e dos dois irmãos do jovem que morreu aos 15 anos, com fama de santidade. A cerimónia de beatificação em Assis foi presidida pelo Cardeal Agostino Vallini.

Carlo Acutis, cuja vida foi breve e intensa, foi indicado pelo Papa na sua Exortação Apostólica Christus vivit como modelo para os jovens e proposto, por muitos, como “Patrono da Internet”, pelos seus conhecimentos de Informática.

Carlo Acutis nasceu em maio de 1991, em Londres onde os pais estavam a trabalhar, e faleceu a 12 de outubro de 2006, em Monza (Itália), com 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante, doença que enfrentou com serenidade, oferecendo o seu sofrimento pelo Papa e pela Igreja.

Carlo nasceu numa família habituada ao conforto. Mesmo assim, era de uma simplicidade extrema. “Dois pares de sapatos eram demais para ele. Era preciso ajudar os pobres; ele queria economizar para ajudar a todos. Considerava inútil ter muitas coisas; era uma pessoa essencial. Por isso amava São Francisco”, conta a mãe.

O vínculo com Assis consolidou-se ainda mais depois da sua morte. Transferido para o Santuário do Despojamento em 2016, o jovem foi agora beatificado na cidade de São Francisco. O seu corpo encontra-se exposto para veneração até ao próximo dia 17 de outubro.

Desde cedo, o jovem foi marcado por uma profunda piedade. Aos sete anos fez a Primeira Comunhão, graças a uma autorização especial. Já adolescente, frequentava a missa e rezava o terço todos os dias. Assim, desenvolveu um amor vivo pelos santos e pela Eucaristia. Rico de talentos humanos, Carlo gostava de praticar desporto e de informática. Na adolescência, criou uma exposição digital sobre milagres eucarísticos, que ainda se pode encontrar na internet. Cresceu num bairro multiétnico e fazia amizade com hindus, budistas e muçulmanos. Deles, assim como dos seus colegas da escola, nunca escondeu a sua escolha de Fé.

Leia também  Visita Provincial a Setúbal

Alguns dos seus lemas são conhecidos e significativos: “Não eu, mas Deus”, “Todos nascemos originais, muitos morrem como fotocópias”; “A Eucaristia é o meu caminho para o céu”; “Se as pessoas entendessem a importância da Eucaristia, as igrejas estariam tão lotadas que nelas não se poderia entrar”.

Acutis era devoto de Fátima, que visitou durante uma viagem a Portugal, em particular dos pastorinhos Francisco e Jacinta.

A memória do novo Beato será celebrada a 12 de outubro, data da sua morte.

Artigos Relacionados