Boletim Salesiano homenageia São João Bosco com exposição em Fátima e Lisboa

“Um sonho e trinta histórias – a vida de Dom Bosco celebrada no Boletim Salesiano” é o título da exposição com que o Boletim Salesiano e a Família Salesiana prestam homenagem a São João Bosco no ano do bicentenário do sonho dos nove anos. A exposição teve já duas exibições, em Fátima e Lisboa.

“Um sonho e trinta histórias – a vida de Dom Bosco celebrada no Boletim Salesiano” reúne 31 ilustrações sobre a vida de Dom Bosco para celebrar a Solenidade do Fundador da Congregação Salesiana, São João Bosco (1815-1888).

Ilustrados por Nuno Quaresma para o Boletim Salesiano, são 31 episódios da vida de Dom Bosco, da infância e juventude, ao tempo do Seminário e ao ministério sacerdotal, até à fundação da obra Salesiana e da Família Salesiana.

“A primeira ilustração da mostra, dedicada ao Lema do Reitor-Mor para 2024, versa o sonho dos nove anos e destaca-o como momento pivotal e fundador da Congregação. As trinta ilustrações que se lhe seguem, versam as histórias da vida de Dom Bosco, perfazendo a mostra o total de 31 obras que sinalizam e celebram a Solenidade de São João Bosco”, explica o autor, designer e colaborador da equipa de Comunicação da Fundação Salesianos.

As histórias apresentadas foram publicadas ao longo de seis anos no Boletim Salesiano, com início em 2019, contadas, em forma de diálogo, em que Dom Bosco partilha episódios da sua vida com dois jovens. “São episódios ricos em emoção, humor e conteúdo espiritual e alegórico, contados diante do ânimo e curiosidade de dois jovens, Mafalda e Diogo”, pormenoriza Nuno Quaresma.

Escrita pelo diretor do Boletim Salesiano, Diácono Joaquim Antunes, sdb, a série já deu origem a um podcast, com vozes e interpretação de alunos salesianos, e um programa de rádio.

Leia também  Salesianos acompanham outras populações

A exposição esteve presente na apresentação do Lema do Reitor-Mor, encontro nacional da Família Salesiana que teve lugar em Fátima no dia 27 de janeiro, e no pátio dos Salesianos de Lisboa na festa do dia 31 de janeiro. Foram muitos os alunos que visitaram a exposição e se associaram, assim, à iniciativa.

Artigos Relacionados