“Boa-Noite”: Salesianos de Évora reinventam as suas propostas pastorais em tempos de pandemia

Perante o encerramento da escola, e dado o isolamento social necessário para combater a pandemia de Covid-19, a equipa da Pastoral dos Salesianos de Évora reinventou as suas propostas pastorais. Daí ter surgido a ideia de realização da Boa-Noite. Mãe Margarida incentivou desde cedo os seus filhos a cumprirem este pequeno momento de reflexão e oração, antes de dormir. Seguindo o seu exemplo, Dom Bosco adotou este momento com os seus jovens do seu primeiro Oratório. «D. Bosco falava todas as noites aos seus rapazes, reunidos depois das orações, na tão conhecida Boa-Noite. Estes eram breves minutos de íntima familiaridade e de paternal efusão, que serviam para deixar a todos a última impressão do dia», como se escreve no livro Dom Bosco com Deus.

Enquanto equipa, fez-nos todo o sentido apresentarmos esta proposta à nossa comunidade, em tempos de maior solidão e isolamento. À noite ter estas curtas palavras de familiaridade e proximidade, conforta-nos e aproxima-nos. Tem sido este o sentimento daqueles que nos agradecem por esta proposta. «É tão bom ver e ouvir os salesianos». «Saudades das suas palavras». «Obrigado por este fim de dia».

Por tudo isto, ninguém melhor para o fazer se não os próprios Salesianos de Dom Bosco. São eles o principal legado de Dom Bosco. Já envolvemos 21 Salesianos da Província Salesiana Portuguesa e esperamos poder contar com a participação de tantos mais. Assim, desde 17 de março que todos os dias da semana, pelas 21 horas temos a Boa-Noite salesiana nas redes sociais da Pastoral de Évora, no Youtube e no Facebook.

Estamos certos que tudo isto vai passar e que a Boa-Noite, na sua delicadeza e simplicidade, nos ajudará a finalizar cada dia desta nova vida com mais alegria e esperança.

Artigos Relacionados