Beato Artémides Zatti será proclamado Santo

O Papa Francisco recebeu em audiência, no passado dia 9 de abril, o cardeal Marcello Semeraro, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, e autorizou a congregação a promulgar o decreto relativo ao milagre atribuído à intercessão do Bem-aventurado Artémides Zatti (a “cura inexplicável”, em 2016, de um homem nas Filipinas que sofreu um acidente vascular cerebral isquémico e levou a outras complicações). O Sumo Pontífice reconheceu, assim, a santidade deste leigo salesiano, conhecido pelo seu trabalho com os doentes na Patagónia.

“Esta notícia, à luz da Páscoa do Senhor, é uma mensagem e uma semente de esperança para o momento dramático que estamos a viver, marcado pela pandemia e, sobretudo, por tantas guerras, particularmente a da Ucrânia, que trazem morte, dor e destruição. Artémides Zatti incentiva-nos a viver a esperança como virtude e como atitude de vida em Deus. O caminho para a santidade requer muitas vezes uma mudança de valores e de visão. Foi esse o caminho vivido por Artémides, que nas provações da vida descobriu na Cruz a grande oportunidade de renascer para uma vida nova”, destacou o Pe. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, numa mensagem que escreveu e enviou, a todo o mundo salesiano, por ocasião da comunicação da canonização de Artémides Zatti.

Num ano tão especial para a congregação salesiana, dedicado a São Francisco de Sales – que defendeu e promoveu a vocação à santidade para todos -, a notícia do início do processo de canonização de Artémides Zatti é, sem dúvida, uma bênção. “O testemunho de Artémides Zatti recorda-nos como afirma o Concílio Vaticano II: «[que] todos os fiéis de cada estado e condição são chamados pelo Senhor, cada um a seu modo, a uma santidade cuja perfeição é a do próprio Pai celeste»”, sublinha o Pe. Ángel Fernández Artime, também na sua mensagem.

Leia também  Apresentação do livro "Eu cristianizei o Papa"

Francisco de Sales, Dom Bosco e Artémides Zatti fizeram da sua vida quotidiana uma expressão do amor de Deus, recebido e também retribuído, recordando a proposta da “santidade da porta ao lado” ou da “classe média da santidade”, de que o Papa Francisco tanto nos fala.

“Estejamos prontos para acolher a graça e a mensagem que a Igreja nos comunica através do testemunho de santidade salesiana deste Irmão Coadjutor. A figura de Artémides Zatti é estímulo e inspiração para sermos sinais e portadores do amor de Deus aos jovens e aos pobres”, concluiu o Reitor-Mor na mensagem enviada.

A data da canonização de Artémides Zatti será decidida pelo Sumo Pontífice no decorrer de um consistório ordinário.

Artigos Relacionados