Atletas do Juventude Atlântico Clube apurados para campeonatos nacionais de natação

Oito atletas do Juventude Atlântico Clube, dos Salesianos da Madeira, foram apurados para as provas nacionais, depois de excelentes resultados nas competições regionais.

O Complexo Piscinas Olímpicas do Funchal recebeu nos dias 11 e 12 de março o Campeonato “Dalila Lira”, última prova regional para qualificação para as competições nacionais.

Vera Gonçalves, atleta do escalão Juvenil B, foi uma das grandes figuras do campeonato, ao bater dois recordes regionais. O primeiro nos 50 metros costas, com o tempo 31.13 segundos, e o segundo nos 100 metros costas, fixando o novo máximo regional da categoria em 1:07.91 minutos.

Os Salesianos apuraram oito atletas para as provas nacionais: Eva Santos, Gonçalo Rodrigues, Pedro Jacinto, Pedro Gonçalves, Vera Gonçalves, Paula Margarido, Laura Rodrigues e Afonso Oliveira. Neste campeonato participaram também os nadadores do Juventude Atlântico Clube Joana Carichas, Inês França, Afonso Berimbau, Diogo Alves, Duarte Nunes, Santiago Camacho, João Freitas, Henrique Fernandez, João Barata, Frederico Antunes, João Correia, Luísa Melim, Laura Carvalho, Natacha Camacho, Santiago Camacho, Mateus Alves, Sara Freitas, Ana Ferreira, Matilde Velosa, Nayan Duarte, Simão Afonseca e Sofia Figueira, com a orientação técnica de Dario Gonçalves, Diogo Nunes, Marco Oliveira e Ronaldo Santos.

Já no fim de semana anterior, a equipa dos Salesianos do Funchal tinha conseguido excelentes resultados no Campeonato de Natação da Madeira “Primavera”. Com sete clubes participantes na competição regional, o Juventude Atlântico Clube ficou no 3.º lugar no ranking de medalhas, totalizando 60, das quais 20 de Ouro, 16 de Prata e 24 de Bronze.

Com 27 nadadores a representar os Salesianos em prova, a equipa de natação consolidou a sua posição nos lugares cimeiros, desde o início da competição.

Leia também  Comissão Nacional Justiça e Paz pede ajuda para população de Cabo Delgado

Em termos individuais, Vera Gonçalves bateu nesta competição o recorde regional na prova de 1.500 metros livres. A nadadora realizou a distância em piscina de 50 metros, com o tempo 19:17.89 minutos.

Os oito atletas apurados vão participar no Open de Natação que irá decorrer no final deste mês, no Funchal, e nos campeonatos nacionais de Juvenis e Absolutos que irão decorrer no mês de julho, em Coimbra.

Artigos Relacionados