Aprender a olhar: Com os olhos de Deus e de Dom Bosco

Mensagem do Reitor-Mor aos leitores do Boletim Salesiano

Naqueles dias da Jornada Mundial da Juventude e da maravilhosa festa de Dom Bosco no Panamá, com a procissão mais diversa e numerosa que alguma vez vi, dezenas de jovens contaram histórias de vida e como se tinham sentido como que abraçados por um olhar especial de Deus.
O Papa Francisco disse-o magnificamente, durante a Vigília do sábado da JMJ, quando afirmou que «Abraçar a vida se manifesta também quando aceitamos tudo o que não é perfeito, tudo o que não é puro nem destilado, mas nem por isso é menos digno de amor». Isto faz a diferença no modo como nos tratamos uns aos outros como pessoas.

Sabemos, e muitos de nós estão convencidos disso, certamente muitos de vós, amigos leitores, “o amor cura”, o amor é a cura, e “só aquilo que se ama pode ser salvo”. Pois bem, precisamente por isso, o primeiro passo que devemos dar como educadores, como protagonistas convictos do estilo salesiano, ou simplesmente como boas pessoas que caminham no mundo, é ter a coragem de abraçar a vida como vem, com toda a sua fragilidade e pequenês e muitas vezes até com as suas contradições e faltas de sentido (Papa Francisco na Vigília da JMJ).

Naquela noite da JMJ, o Papa Francisco disse também algumas palavras sobre Dom Bosco que me encheram de emoção e são também muito exigentes, porque não podemos escutar e ficar indiferentes. Porque fidelidade a Dom Bosco, hoje, significa fazer as mesmas escolhas e tomar as mesmas decisões que ele fez e tomou. E que tomaria também nestes nossos difíceis dias.

«Dom Bosco não foi à procura dos rapazes a qualquer lugar distante ou especial».  A multidão explodiu num fragoroso aplauso. «Simplesmente aprendeu a olhar, a ver tudo o que acontecia à sua volta na cidade e olhá-lo com os olhos de Deus e, assim, ficou chocado com centenas de crianças e de jovens abandonados sem escola, sem trabalho e sem a mão amiga de uma comunidade. Muita gente vivia naquela mesma cidade, e muitos criticavam aqueles jovens, mas não sabiam olhá-los com os olhos de Deus. Os jovens é preciso olhá-los com os olhos de Deus. Dom Bosco fê-lo, soube dar o primeiro passo: abraçar a vida como se apresenta. E, a partir dali, não teve medo de dar o segundo passo: criar com eles uma comunidade, uma família em que, com trabalho e estudo, se sentissem amados. Soube dar-lhes raízes a que se pudessem segurar para poder chegar ao céu. Para serem alguém na sociedade, para não serem derrubados ao mais pequeno vento. Foi isto que Dom Bosco fez».

Leia também  Campo de Trabalho: Jovens partilham vida e Fé

Tudo isto e muito mais me deixaram aqueles dias. Deixaram-me a alma e o coração cheios de fisionomias, como dizia o grande bispo Pedro Casaldáliga quando se imaginava na presença de Deus antes de morrer. Naquele momento perguntaram-lhe: «Que fizeste na vida?» Ele apresentou as mãos vazias, mas o coração cheio de nomes.

Meus amigos, leitores do Boletim Salesiano, meio de comunicação tão querido, apreciado e estimado por Dom Bosco, seu fundador, «a salvação que Deus nos dá é um convite a fazer parte de uma história de amor que se entrelaça com as nossas histórias; que vive e quer nascer no meio de nós para que possamos dar fruto onde estamos, como somos e com quem estamos» (Papa Francisco). Sob os bons olhos de Deus e de Dom Bosco.

Paris, França: Nos meses de fevereiro e março, o Pe. Ángel Fernández Artime visitou o centro da Europa: Bélgica, Luxemburgo, Áustria e França. Em Paris, celebrou a Eucaristia na igreja de São João Bosco

Viena, Áustria: Na visita à Áustria, de 28 de fevereiro a 1 de março, o Reitor-Mor reuniu com Salesianos, alunos, jovens do Movimento Juvenil Salesiano, colaboradores, Família Salesiana e colaboradores dos programas de voluntariado

Liège, Bélgica: No pátio da obra contígua à Paróquia de São Francisco de Sales e ao Centro Escolar Dom Bosco, em Liège, o Reitor-Mor pôde conviver com as crianças e jovens do Movimento Juvenil Salesiano

Fotografia de entrada: Dublin, Irlanda: O Reitor-Mor dos Salesianos participou nas comemorações do centenário da presença da Congregação na Irlanda, que se realizaram nos dias 13 a 15 de fevereiro

Publicado no Boletim Salesiano n.º 574 de Maio/Junho de 2019

Artigos Relacionados