Antigos Alunos lançam programa de apoio a jovens desempregados contra a exclusão digital

As Federações Nacionais de Antigos Alunos de Dom Bosco da Eslováquia, Espanha, Hungria, Itália e Malta, reuniram-se em Roma, de 16 a 19 de dezembro de 2022, para lançar um novo projeto que visa reduzir a exclusão digital de jovens desempregados.

O projeto conta com o financiamento do programa da União Europeia “Erasmus+”, e pretende reduzir os problemas que o fosso social entre os que possuem e os que não possuem acesso a tecnologias e habilitações informáticas geram na empregabilidade jovem. Os antigos alunos vão criar um programa de formação para jovens desempregados com o objetivo de apoiá-los no acesso ao emprego.

Os responsáveis nacionais das várias federações de antigos alunos reuniram-se em Roma para planificar e estruturar detalhadamente o projeto, que incluirá a formação digital de animadores e trabalhadores juvenis, um curso de formação para animadores em Malta, desenvolvimento e teste-piloto de cinco percursos para jovens, um em cada país participante, um encontro internacional em Budapeste e uma avaliação do projeto, realizada pela Espanha.

O encontro em Roma foi organizado pela Federação Nacional Italiana dos Antigos Alunos e orientado pelo Presidente Giovanni Costanza, Nicoletta Iuliano e Alessandro Pensabene. Entre as atividades, o Pe. Fabio Pasqualetti, sdb, Decano da Faculdade de Ciências da Comunicação Social da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, ministrou a palestra “A exclusão digital e como superá-la”.

Além disso, o grupo também visitou os Aposentos de Dom Bosco e a Basílica do Sagrado Coração. O Presidente da Confederação Mundial dos Antigos Alunos de Dom Bosco e coordenador do projeto, Bryan Magro, declarou que a iniciativa que está para ser lançada é mais uma ação que ajuda o movimento a cumprir a sua missão salesiana de trabalhar com e para os jovens, especialmente com aqueles que estão desempregados e precisam de ajuda para encontrar trabalho.

Artigos Relacionados