Antigo Aluno: Orgulho, alegria e gratidão

A mensagem do antigo aluno, Luís Gonçalves Pereira.

«Cara Comunidade Salesiana,

É com enorme orgulho e alegria que partilho que fui distinguido pela Reitoria da Universidade Nova de Lisboa por ter sido o melhor aluno do curso de Economia no primeiro ano de licenciatura.

Tenho plena consciência de que esta distinção resulta não só do trabalho desenvolvido já na faculdade, mas também de toda a formação académica e, sobretudo, humana, que tive oportunidade de receber nos Salesianos.

Ao longo da cerimónia, foi muitas vezes referida a importância dos professores e das escolas secundárias que nos acompanharam na nossa formação, antes de entrarmos para a faculdade.

Venho, assim, agradecer a todo o corpo docente e não docente dos Salesianos de Lisboa, bem como a todos os alunos que comigo privaram entre 2011 e 2019 nesta Casa, porque esta distinção não é só minha, mas também de todos os que me ajudaram a crescer ao longo do meu processo de formação, sobretudo professores, amigos e família.

Todas as vitórias dos alunos serão também vitórias dos professores que os formaram, não só em termos de conteúdos lecionados, mas também através de todos os valores morais e humanos incutidos em cada um de nós.

A todos os atuais alunos, gostava de dizer que estão no sítio certo para receberem os valores certos e também uma formação académica de absoluta excelência.

Para acabar, gostava de deixar uma mensagem que hoje em dia me guia, e que resulta de toda a formação humana e académica que tive nos Salesianos: Construam um caminho que vos orgulhe. Tenham a força e a resiliência necessárias para alcançar os vossos objetivos.

Preocupem-se em assimilar os princípios certos, em serem pessoas de valor, honradas e dignas. Como Dom Bosco nos ensinou, procuremos ser honestos cidadãos e bons cristãos. Assim, todos os sucessos profissionais e académicos que acabem por surgir serão um bónus, certamente saboroso e resultante de muitas horas de trabalho, mas nunca o mais importante. Um abraço sentido a todos, já com muitas saudades!»

Artigos Relacionados