Ano Especial: Tempo da Criação, Jubileu da terra e Animadores “Laudato Si’”

Continuam a surgir várias iniciativas para o Ano Especial da Laudato Si’, encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, publicada há cinco anos. O Ano Especial prolonga-se até 24 de maio de 2021.

Do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, um documento com mais de 200 conselhos em defesa do ambiente e da vida humana foi apresentado em meados de junho com o título “A caminho para o cuidado da casa comum – Cinco anos depois da Laudato Si’”.

Da Comissão Ecuménica das comunidades cristãs, o Tempo da Criação será celebrado de 1 de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a 4 de outubro, memória de São Francisco de Assis. Instituída em 1989, esta celebração anual de oração e ação para proteger a casa comum na qual participam cristãos de todas as confissões, tem como tema este ano o “Jubileu da Terra: novos ritmos, nova esperança”.

O programa “Animadores Laudato Si’” oferece cursos on-line sobre os princípios da encíclica e sobre a necessidade de agir urgentemente contra a crise climática, a importância da conversão ecológica, enfatizando ao mesmo tempo o aspeto espiritual e a fé como suportes da conversão do próprio estilo de vida pessoal e comunitário, e do compromisso político nas iniciativas de justiça social.

Na internet é ainda possível encontrar inúmeros recursos úteis: Semeando Esperança para o Planeta (sowinghopefortheplanet.org); Movimento Católico Global pelo Clima (catholicclimatemovement.global/pt); Tempo da Criação (seasonofcreation.org/pt); Cuidar da Casa Comum (casacomum.pt) são alguns dos espaços que divulgam eventos locais e internacionais e sugestões de ações que procuram desafiar instituições católicas de educação e formação, e a sociedade em geral, a uma conversão para a Ecologia Integral defendida pelo texto do Papa Francisco.

Leia também  Mogofores: 80 anos de presença salesiana

Fotografia: Don Bosco Green Alliance

Publicado no Boletim Salesiano n.º 582 de Setembro/Outubro de 2020

Artigos Relacionados