Alunos dos Salesianos do Estoril em peregrinação a Santiago de Compostela

Entre os dias 16 e 22 de fevereiro um grupo de alunos dos Salesianos do Estoril, acompanhado pelo Coordenador de Pastoral, Pe. Diogo Almeida, e o colaborador da Pastoral da escola, João Pedro Pita, realizaram uma peregrinação a Santiago de Compostela.

A viagem começou no dia 16 de fevereiro, rumo à cidade do Porto. O grupo pernoitou na Casa Juvenil São João Bosco e teve a oportunidade de conhecer um pouco a cidade. No dia seguinte, bem cedo, a viagem continuou até O Porriño, onde deram início à peregrinação a pé, terminando a primeira etapa em Redondela.

O percurso, realizado num total de cinco etapas, permitiu que os peregrinos caminhassem todas as manhãs, deixando as tardes e as noites para conhecer as vilas, as cidades e ainda para conviver com outros peregrinos.

Para esta peregrinação foi escolhido o Caminho Português de Santiago, caracterizado por bosques verdejantes, vilas medievais e paisagens de grande beleza ao longo de cerca de 100 km. Um verdadeiro exemplo da obra de Deus.

À chegada a Santiago de Compostela, na terça-feira, dia 21 de fevereiro, o grupo visitou a majestosa Catedral, onde se encontra o túmulo do apóstolo Santiago Maior, e participou na missa do peregrino às 19h30.

No dia seguinte, e último dia da viagem, assistiram à celebração da Eucaristia de Quarta-feira de Cinzas na Catedral de Santiago de Compostela.

A peregrinação foi uma oportunidade para aprofundar a relação com Deus através da oração e do sacrifício do caminho, e para crescimento, tanto pessoal como de grupo. Ao longo dos sete dias, os alunos puderam também descobrir um pouco da cultura espanhola e galega e estreitar as relações de amizade.

Artigos Relacionados