Abril Amor Mil: SolSal Lisboa cria jogo para famílias no mês da prevenção contra os maus-tratos de crianças e jovens

Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e na Juventude e é o mês em que inúmeros serviços do estado e organizações não governamentais (ONG) lançam campanhas de sensibilização com o objetivo de lutar contra este flagelo ainda hoje tão presente em muitos lares. Num ano sem pandemia, o SolSal Lisboa teria preparado atividades presenciais para as famílias que acompanha, tal como acontece há vários anos. As contingências impostas pela pandemia levaram a que a equipa procurasse novas e criativas formas de sensibilizar as famílias sobre este tema.  

Foi assim que a equipa deste serviço social da Fundação Salesianos criou um jogo dinâmico que coloca todos os elementos da família em diálogo e interação, adaptando um jogo muito conhecido por todos: o bingo! A equipa pensou que uma das melhores formas de prevenir maus-tratos é assegurando os direitos das crianças e, assim, decidiu basear-se na Convenção sobre os Direitos da Criança (unicef_convenc-a-o_dos_direitos_da_crianca.pdf) para o desenvolvimento do jogo. A conhecida expressão popular portuguesa diz-nos que em “abril águas mil” e, como amor é o principal ingrediente para uma família sem maus-tratos, a equipa desafiou as famílias para que chovesse amor em abril. E, desta forma, surgiu o nome do jogo: “Abril Amor Mil”!  

“Amor é o principal ingrediente para uma família sem maus-tratos e com equilíbrio” 

Assim, partindo da Convenção sobre os Direitos da Criança e inspirados em outros materiais já existentes, a equipa construiu dez temas fundamentais que agregam os mais de 50 artigos desta convenção ratificada por Portugal em 1990.  

É essencial que crianças e cuidadores compreendam os Direitos da Criança, de modo a que, por um lado, as crianças se possam proteger a si próprias e, por outro lado, os cuidadores possam proteger as suas crianças. É com esta missão que foram traçadas as atividades incluídas no jogo! Em cada uma delas: 

  • É apresentado um dos direitos da criança; 
  • A definição promove o debate em família; 
  • O debate estimula a compreensão e a integração dos direitos na conduta pessoal de cada elemento da família.  
Leia também  Missão Dom Bosco lança projetos solidários para a JMJ Lisboa 2023

A animação está presente ao longo de todo o jogo, através de dez atividades lúdicas para cada um dos Direitos da Criança. 

O jogo “Abril Amor Mil” procura assim: 

  • Estimular o tempo em família; 
  • Informar sobre os Direitos da Criança; 
  • Proporcionar divertimento e bons momentos no seio familiar; 
  • Prevenir maus-tratos na infância e na juventude. 

“Para que as crianças possam proteger-se e os cuidadores possam proteger as crianças”.

Artigos Relacionados