A inauguração da estátua de Dom Bosco na Basílica Vaticana nas imagens do arquivo do Istituto Luce Cinecittà

A 31 de janeiro de 1936 foi inaugurada a estátua de Dom Bosco na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Cerca de 20.000 pessoas estiveram presentes.

Quarenta e oito anos após a sua morte, foi concedida a São João Bosco uma das maiores honras imagináveis. O fundador dos Salesianos, canonizado dois anos antes, chega aos “altares” da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi a 31 de janeiro de 1936.

A enorme estátua representa São João Bosco e dois jovens alunos salesianos: Dom Bosco (com 5 metros de altura), Domingos Sávio (3,6 m) e Zeferino Namuncurá (3 m) esculpidos em 22 toneladas do famoso mármore de Carrara. O nicho onde se encontra a estátua de Dom Bosco situa-se precisamente acima da estátua de bronze de São Pedro, primeiro Papa, líder da Igreja.

O vídeo, do arquivo do Istituto Luce Cinecittà, um excerto do noticiário, mostra a multidão de crianças na Praça de São Pedro. Dez mil crianças da Opera Nazionale Balilla foram convocadas pelo Ministério da Educação para a homenagem.

Inauguração do monumento a Dom Bosco em São Pedro

O Instituto Luce foi fundado em 1924. O arquivo cinematográfico do Istituto Luce preserva quase um século de memória histórica coletiva italiana fixada em imagens em movimento e fotografia. Em 2009, a empresa fundiu-se com os estúdios de cinema Cinecittà, fundados em 1937 em Roma, onde Vittorio De Sica, Luchino Visconti, Federico Fellini e Sergio Leone, entre muitos outros mestres do cinema italiano filmaram. O arquivo do Istituto Luce Cinecittà, empresa pública dos Ministérios da Economia e Finanças e da Cultura italianos, é um dos maiores arquivos do mundo. Em 2012, uma grande coleção de filmes, cerca de 30.000, foi disponibilizada ao público, graças a um acordo com a Google, através de um canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/CinecittaLuce.

Artigos Relacionados