A canonização de Dom Bosco documentada no arquivo do Istituto Luce Cinecittà

Na proximidade das celebrações da Solenidade de São João Bosco, no próximo dia 31 de janeiro, o Boletim Salesiano Hoje destaca mais uma data histórica para a Congregação Salesiana. A Canonização de São João Bosco, em 1934, atraiu a Roma e a Turim grandes multidões de fiéis. As celebrações estão documentadas em vídeo e disponíveis no arquivo do Istituto Luce Cinecittà.

A canonização de São João Bosco no dia 1 de abril de 1934, domingo de Páscoa, foi festejada em todo o mundo. Impressionantes multidões de dezenas de milhares de fiéis estiveram presentes em Roma e em Turim.

O cortejo da urna de Dom Bosco percorreu as ruas de Turim acompanhado por milhares de pessoas. O Boletim Salesiano da época publicou que, durante as quatro horas que durou o cortejo, mais de 250.000 pessoas participaram na homenagem, apesar da chuva “que não cessou um instante sequer”.

No arquivo do Istituto Luce Cinecittà alguns vídeos documentam as celebrações.

Papa Pio XI abençoa a multidão reunida na Praça de São Pedro em Roma por ocasião da canonização de São João Bosco

Solene procissão em Turim por ocasião da Canonização de São João Bosco

O Instituto Luce foi fundado em 1924. O arquivo cinematográfico do Istituto Luce preserva quase um século de memória histórica colectiva italiana fixada em imagens em movimento e fotografia. Em 2009, a empresa fundiu-se com os estúdios de cinema Cinecittà, fundados em 1937 em Roma, onde Vittorio De Sica, Luchino Visconti, Federico Fellini e Sergio Leone, entre muitos outros mestres do cinema italiano filmaram. O arquivo do Istituto Luce Cinecittà, empresa pública dos Ministérios da Economia e Finanças e da Cultura italianos, é um dos maiores arquivos do mundo. Em 2012, uma grande coleção de filmes, cerca de 30.000, foi disponibilizada ao público, graças a um acordo com a Google, através de um canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/CinecittaLuce.

Artigos Relacionados