A beatificação de Domingos Sávio no arquivo do Istituto Luce Cinecittà

No arquivo do Istituto Luce Cinecittà, outro documento importante da história da Família Salesiana: Pio XII beatificou Domingos Sávio, aluno de São João Bosco no Oratório de São Francisco de Sales. Foi a 5 de março de 1950.

«A Basílica e a Praça de S. Pedro são uma festa Salesiana» – comentou a Rádio Vaticano. Mais de 60.000 pessoas na assistência, entre elas o miraculado Albano Sabatino. No cortejo participaram os jovens da Companhia da Imaculada, criada por Domingos Sávio.

No dia seguinte, Pio XII recebeu em audiência, na Basílica Vaticana, 25.000 rapazes, representantes dos colégios salesianos de todo o mundo. No dia 7, o Pontífice recebeu ainda em audiência particular o Reitor-Mor, Padre Pedro Ricaldone, e todo o Capítulo Superior da Congregação.

Em Portugal, houve celebrações de vários dias em todas as casas. Em Lisboa a comemoração foi decorreu nas Oficinas de S. José, na Basílica da Estrela – transmitida pela Rádio Renascença –, e no ginásio do Liceu Pedro Nunes. Setecentos alunos das casas participaram na festa em Lisboa.

O Boletim Salesiano publicou um número comemorativo, de 20 páginas, em que cita os elogios de quatro Papas Pio X, Bento XV, Pio XI e Pio XII a Domingos Sávio. Pio X afirmou: «É verdadeiro modelo para a juventude dos nossos tempos. […] A vida que D. Bosco lhe escreveu, e que eu li, deu-me a ideia de um jovem exemplar, que merece ser apontado como modelo de perfeição».

«Sávio em criança dizia “quero tornar-me santo”. Não imaginava com certeza a luz maravilhosa deste dia», conclui o relato do repórter no vídeo da beatificação. Foi a consagração do sistema educativo de Dom Bosco.

Beatificação de Domingos Sávio na Basílica de São Pedro no Vaticano

Leia também  Edições Salesianas são agora Salesianos Editora

O Instituto Luce foi fundado em 1924. O arquivo cinematográfico do Istituto Luce preserva quase um século de memória histórica coletiva italiana fixada em imagens em movimento e fotografia. Em 2009, a empresa fundiu-se com os estúdios de cinema Cinecittà, fundados em 1937 em Roma, onde Vittorio De Sica, Luchino Visconti, Federico Fellini e Sergio Leone, entre muitos outros mestres do cinema italiano filmaram. O arquivo do Istituto Luce Cinecittà, empresa pública dos Ministérios da Economia e Finanças e da Cultura italianos, é um dos maiores arquivos do mundo. Em 2012, uma grande coleção de filmes, cerca de 30.000, foi disponibilizada ao público, graças a um acordo com a Google, através de um canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/CinecittaLuce.

Artigos Relacionados