36.ª Peregrinação da Família Salesiana ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora a Mogofores

O dia 22 de outubro apresentou-se muito chuvoso logo pela manhã. Alimentou-se a esperança que desanuviasse, o que veio a acontecer a espaços muito curtos, incapazes de qualquer aproveitamento para o que se tinha de fazer ao ar livre. Apesar de tudo, esta 36.ª Peregrinação da Família Salesiana a Mogofores fica assinalada pela participação de mais de 400 peregrinos que, de coração aberto e fé viva, a celebraram.

Pelas 10 horas, o diretor da Casa de Mogofores saudou os peregrinos reunidos no pavilhão, seguindo-se, de imediato, uma solene Oração da Manhã, presidida pelo Pe. Provincial, acompanhada por um Coro de bonitas vozes do grupo ADMA de Mogofores e uma pequena Orquestra. Teve solenidade, beleza e grande sentido de Oração.

O Pe. Álvaro Lago, com o Conselho Nacional do Movimento Juvenil Salesiano, apresentou o tema ”Com Maria, em saída” de uma forma atraente, profunda e original. Uma maravilha!

Procurando valorizar as várias mensagens que o Papa Francisco tem feito chegar a toda a Igreja, e, de modo particular aos jovens, fizeram notar o impacto e a importância de uma vida assente no caminho para o outro, especialmente em favor dos que mais necessitam. Integrado na apresentação, acolheu-se também um vídeo motivacional sobre a formação das novas gerações a respeito do sentido da vida entregue, assim como o testemunho de uma das jovens do Conselho que testemunhou a sua experiência de entregar o seu tempo a pessoas mais idosas com quem tem partilhado os seus dias.

Um breve intervalo pelas 11h15 permitiu a preparação para o momento central: a Eucaristia. Presidiu o Bispo da Diocese, D. António Moiteiro. A sua homilia foi salesiana, prática e de conteúdo muito rico.

O almoço, sem chuva, foi um grande momento de agradável convívio e também de partilha, que a Banda de Poiares abrilhantou com momentos de música.

Leia também  Reitor-Mor faz a sua primeira visita internacional em Portugal

A procissão não pôde sair devido à chuva. No pavilhão rezou-se o terço e depois fez-se uma pequena procissão nos pátios exteriores ao Santuário. E o Santuário recebeu, de novo, os peregrinos da Família Salesiana que renovaram as suas promessas de amor a Jesus e a Maria, vividos no carisma salesiano.

A 36.ª Peregrinação foi verdadeiramente uma graça especial de Nossa Senhora. Preparada com carinho e entusiasmo, foi um acontecimento que a todos encheu a alma. E o que parecia ser um obstáculo, foi apenas uma gentileza de Maria Santíssima para ser um acontecimento mais bonito, original e do agrado de todos os peregrinos. A Ela o nosso sentido agradecimento.

Fotografias: Pe. Basílio Gonçalves, Irene Rodrigues e Rui Madeira

Artigos Relacionados