Missão Dom Bosco

Benfeitor Salesiano

Tornar-se Benfeitor Salesiano é participar na missão salesiana, em favor das crianças e jovens vulneráveis e desprotegidos, tornando-se assim também continuador de São João Bosco. Dá suporte à atividade da Missão Dom Bosco que, em Portugal e no mundo, apoia e promove projetos de bem e serviço aos mais necessitados.

O Benfeitor Salesiano opta por fazer um donativo fixo mensal, trimestral ou anual, no valor que escolher, à Missão Dom Bosco e, desta forma, permite que o Fundo Solidário Salesiano possa apoiar vários projetos considerados prioritários em várias localidades e países. Estes projetos poderão ser de curto, médio ou longo prazo e os fundos alocados poderão cobrir parte ou a totalidade do projeto, consoante a necessidade, fundamento, planeamento e orçamento do mesmo. É dada prioridade à educação, mas as áreas de intervenção também incluem, muitas vezes integrando o mesmo projeto, a promoção, proteção, nutrição, saúde, acesso a água potável e saneamento básico das crianças e jovens mais desprotegidos e suas famílias.

Desde 2008 que a Fundação Salesianos, através dos Serviços Sociais (SolSal), desenvolve várias ações de promoção e prevenção de crianças e jovens em situação de risco e perigo pessoal e social e suas famílias, em várias localidades em Portugal. As suas respostas incluem Serviço de Atenção à Família (Estoril, Évora, Funchal e Lisboa), Escolas Sócio Desportivas (Funchal, Manique e Mindelo, em Cabo Verde), Formação Profissional (Porto), Voluntariado e o Lar de Infância e Juventude de Mirandela que acolhe até 30 utentes em situação de vulnerabilidade.

No mundo, a Congregação Salesiana tem presença em mais de 130 países, onde se destacam as Missões que trabalham para as crianças e jovens mais vulneráveis em países em desenvolvimento, muitas vezes palco de conflitos armados ou assolados por desastres e catástrofes naturais ou ainda com níveis de pobreza que impedem o acesso a nutrição adequada e água potável que afetam profundamente o crescimento saudável e integral destas crianças e jovens. Levando a cabo sobretudo projetos na área da educação, através da criação de escolas, universidades e escolas profissionais, as ações destas Missões Salesianas, inspiradas pela pedagogia e espiritualidade salesianas, respondem também a outros problemas criados pelas dificuldades económicas e sociais locais, adequando-se às necessidades sentidas nas comunidades onde estão inseridas, de forma a proteger e promover as crianças e jovens mais vulneráveis e suas famílias.

Contacte-nos

Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano

Praça São João Bosco 34
1399-007 Lisboa

/Telm.: 911 188 811
Tel: 210 900 500
missaodombosco@salesianos.pt

Siga-nos

Contamos consigo para se juntar à Missão Dom Bosco e, juntos, continuarmos a ajudar as crianças e jovens mais vulneráveis a ter um futuro mais feliz e com mais oportunidades.