Cg29

CG29: “Todos somos educadores salesianos, na sala de aulas, no pátio, no escritório, na portaria, nos telefones, na limpeza”

Entrevista a Aldina Cordeiro, Chefe dos Serviços Administrativos dos Salesianos de Lisboa.

Pertence à equipa de Coordenação dos Serviços Administrativos dos Salesianos de Lisboa. Acha oportuno os leigos ocuparem lugares de tão grande responsabilidade? O que acrescentam à ação educativa salesiana?

Sim, é oportuno e bastante relevante. A falta de Salesianos é uma preocupação que tem vindo a crescer e os que temos é na parte da Pastoral. Não temos Salesianos com formação especializada em Recursos Humanos, Gestão, Finanças e em Direito Laboral. São áreas sensíveis e cruciais para o bom funcionamento dos colégios a nível institucional. Os leigos têm perspetivas diferentes do mundo laboral, bem como da sociedade que os rodeia e, se estiverem identificados com a missão de D. Bosco, são uma mais-valia para a instituição. Todos somos educadores salesianos, na sala de aulas, no pátio, no escritório, na portaria, nos telefones, na limpeza, etc…

O Capítulo Geral 29 insistiu na presença e participação dos leigos em todas as áreas: escolar, pastoral, administrativa e social. Qual é a realidade nos Salesianos de Lisboa?

Nos Salesianos de Lisboa já é uma realidade. Temos bastantes leigos em cargos de responsabilidade, nos setores da Pastoral, Administração, Pedagógico, Social.

Os leigos conhecem estes objetivos preconizados pelo CG29?

Penso que a maioria dos nossos colaboradores desconhecem totalmente estas orientações e nem sabem o que é o Capítulo Geral 29. Mas têm noção que estamos em muitos países, que somos uma grande Família Salesiana.

Se tivesse de reforçar a presença de leigos num dos setores da Obra salesiana de Lisboa, qual seria? E porquê?

Talvez começasse pelos jovens, são eles que ainda estão em construção e podem ser moldados. Precisam que alguém os escute, tempo de qualidade e empatia. Terem exemplos. A Pastoral Juvenil e a Pastoral Vocacional têm um papel absolutamente vital em garantir que a Missão Salesiana continue viva, e que o Sistema Preventivo de D. Bosco continue a fazer sentido. Formar Bons Cristãos e Honestos Cidadãos. Embora, em Lisboa já se faça um trabalho expressivo, com encontros, missões, bons dias, voluntariado, acampamentos…, no colégio e junto da comunidade envolvente.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 611 de setembro/outubro de 2025

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados