fbpx

Será que Ele existe mesmo?

Salesianos > Dossiers > Testemunhar a Esperança > Será que Ele existe mesmo?

Olá! O meu nome é João, nasci em Lisboa, tenho 15 anos e estudo nos Salesianos de Lisboa. Escrevo para falar um pouco do meu percurso de recente crismado e como este sacramento influenciou a minha vida.

Posso dizer que o meu percurso até ao crisma não foi fácil. Havia dúvidas e preconceitos que tinha desde muito novo. Em todos os anos de catequese sempre me questionei acerca de Deus: “será que Ele existe mesmo?” ou “será que devo mesmo acreditar que Ele virá?”. Pois bem, com o crisma aconteceu como que ‘uma inspiração divina’ dentro de mim: tudo ficou mais claro! Claro que as dúvidas não desapareceram mas decerto diminuíram… O crisma fez com que a minha fé aumentasse! Desde esse dia – desde que o bispo me ungiu – nada voltou a ser igual. Desde então sinto uma ligação mais forte com Deus, sinto-O mais perto.

Pouco depois, foi-me lançado o maior desafio que alguma vez me propuseram: “transmite a tua fé aos outros”. Ao início não percebia como é que seria capaz de superar este desafio. No entanto, passado algum tempo de reflexão finalmente entendi o que me era pedido. Falei com o meu catequista que me aconselhou e neste momento encontro-me a dar catequese a crianças de segundo ano.

Não é uma tarefa fácil passar a nossa fé a estas crianças. Se me perguntassem como me sinto por estar a dar catequese, eu responderia que me sinto realizado! Depois da dedicação que coloco para que as crianças compreendam o que tento transmitir fico surpreendido com as afirmações e dúvidas que me colocam…e algumas bem difíceis.

Deixo agora um pequeno conselho para todos os que se preparam para a realização de um sacramento: a estrada da esperança e da fé é um caminho longo, mas aproveitem porque vai ser o melhor e mais feliz percurso que vão fazer ao longo da vossa vida. Para isso devem deixar Deus entrar no vosso coração, deixá-Lo ser o vosso guia, a vossa bússola. E caso se percam nalgum momento, deixem que Ele vos reencontre e vos mostre de novo o caminho da verdade e da esperança.

João, Lisboa


“…uma realidade que transforma a vida.”

Li várias vezes as palavras partilhadas do João que traduzem, a meu ver, uma normalidade da vida de um jovem que vive em descoberta do sentido da vida.

É especial perceber neste texto o risco e a coragem de dar o passo do encontro com Deus. A grandeza do Dom do Espírito Santo, recebido no sacramento do Crisma, é uma realidade que transforma a vida. Acolher o Espírito Santo alimenta a relação com Deus Pai. Parabéns João por seres um jovem protagonista da Vida de Deus e ofereceres ao mundo o que te foi dado gratuitamente.

Destaco dois aspetos interessantes da partilha do João:

Em primeiro lugar, a escolha da catequese para viver no Espírito e com o Espírito. É um caminho muito belo de testemunho aos ainda mais jovens. Recordo o convite do Papa João Paulo II: “jovens, sede os evangelizadores de outros jovens”.

O segundo aspeto é a lucidez do João em pedir ajuda a outras pessoas que lhe puderam abrir horizontes e caminhos novos de descoberta da vida, como cristão.

Termino, agradecendo ao João a conclusão tão bela que é uma fonte de motivação e inspiração para arriscar. Eu mesmo me revejo nas suas palavras que nos apontam a fidelidade e a confiança em Deus.

Pe. Álvaro Lago

Próximos eventos

  1. Verão MJS 2020

    20 Julho - 24 Julho

Artigos Relacionados