fbpx
Salesianos > Dossiers > Esta é a minha casa > Porto, por Sofia Canizes

Os Salesianos do Porto são desde 2000, a minha segunda casa, a minha escola e a minha Família. Em 23 anos de existência, 18 deles foram vividos em permanente influência do espírito Salesiano.

Graças ao Centro Juvenil, nunca houve uma separação entre mim e a essência Salesiana, pois mesmo após a minha saída do colégio, houve toda uma continuidade no Centro. Com um sentido de igreja, o Centro Juvenil colabora com a diocese do Porto em várias atividades ao longo do ano.

No Centro Juvenil também se procura incentivar à participação nas atividades do Movimento Juvenil Salesiano. Por esse motivo, já tive oportunidade de experimentar diversos momentos importantes na minha fé como o Campobosco (onde reforcei a 200% minha “salesianidade”), o encontro mundial do MJS por ocasião do bicentenário do nascimento de D.Bosco e, claro, os diferentes acampamentos e encontros nacionais/regionais onde tanto aprendi e conheci outros jovens com quem me identifiquei.

No Centro Juvenil, temos como atividade principal: a catequese deste o 1º ano ao 12º ano, integrando ainda dois grupos de jovens e um grupo de adultos. A Pastoral Juvenil é uma preocupação, assim como a animação litúrgica, especialmente nos tempos fortes do ano.

Todos os anos no dia 10 de junho, aproveitamos o feriado e fazemos um passeio por terras portuguesas, com a presença da Eucaristia e muitas atividades entre todos os elementos do Centro. É nessa altura que habitualmente encerramos as atividades.

O ano é sempre bastante preenchido e, desde que abracei este desafio de ser catequista, sinto a responsabilidade de dar aquilo que recebi. Os valores cristãos, ao estilo de D.Bosco, são um pilar importante da minha vida. Espero que as minhas obras possam ser um reflexo da minha fé, aqui na minha casa.

Artigos Relacionados