fbpx

Manique/Bicesse por Mafalda Navarro

Na freguesia de Alcabideche, concelho de Cascais, localizam-se os Salesianos de Manique,com uma escola com uma grande história: a minha casa salesiana. A presença salesiana iniciou-se em 1953, com o Seminário Maior e em 1980 iniciou-se o ensino com a escola básica. Hoje, a escola conta com cerca de 1900 alunos, distribuídos pelo 2º e 3º ciclos e Secundário.

A obra Salesiana de Manique alberga a Residência Salesiana Artémides Zatti, a SportBosco – Escola Sócio desportiva, uma escola de música, um Centro de Salesianos Cooperadores e de Antigos Alunos, os ADMA, um Centro Juvenil, a Catequese e um Agrupamento de Escuteiros.

Na Pastoral, área na qual trabalho como colaboradora há dois anos, são cerca de 200 os alunos ativos, pertencentes a vários grupos, que lhes permitem aprofundar a sua fé e os seus valores, bem como animar os vários espaços escolares e a comunidade envolvente. Os jovens do secundário animam os mais novos, propondo atividades e dinamizando os tempos fortes na escola, sendo eles os verdadeiros protagonistas.

É na Sala da Alegria que grande parte dos grupos se reúne, sendo este um espaço no qual podem jogar, brincar ou apenas conversar. É neste local que trabalho, planeando atividades e acompanhando os grupos nos vários momentos do dia, motivando a que sintam que esta casa é deles e é por eles que diariamente aqui estamos.

Em Bicesse, perto de Manique, temos o Centro Juvenil, que existe há cerca de 20 anos. Ao sábado, às 14h30, cerca de 100 participantes do 1º ciclo ao secundário reúnem-se na Igreja de N. Sra. Auxiliadora de Bicesse para fazerem atividades e descobrirem a história de Dom Bosco e Domingos Sávio. Começamos com o Boa Tarde, em coletivo. Depois, cada grupo, organizado por faixas etárias, reúne-se para realizar atividades de acordo com o tema da semana. Um pouco antes das 16h temos o lanche e momentos de descontração e brincadeira. Segue-se a tarde com a catequese, com grupos desde o 1º ao 10º volume. A tarde termina em grande com a celebração da Eucaristia, organizada e dinamizada pelos grupos da catequese e presidida por um sacerdote salesiano. A equipa de animação é constituída por 20 catequistas e animadores, sendo grande parte jovens que, fazendo o Crisma, se colocaram ao serviço e dedicam o seu tempo aos mais novos.

Leia também  Porto, por Sofia Canizes

Estou integrada na comunidade de Bicesse há 27 anos, desde que iniciei o meu percurso catequético até ao momento presente, no qual sou catequista do 8º volume e animadora do Clube Bosco. Para trás ficam muitas recordações e amizades, muitas horas a planificar e a sonhar. Aquilo que sou, em muito o devo às experiências que tive e tenho na minha comunidade. •


Mafalda Pinheiro Navarro

  • 33 anos;
  • Natural de Cascais;
  • Licenciada em Ensino Básico – 1º Ciclo;
  • Colaboradora da Pastoral dos Salesianos de Manique desde setembro de 2016. Na catequese de Bicesse desde 1991. Animadora no Centro Juvenil de Bicesse desde 2001.

Artigos Relacionados