fbpx

Arcozelo, por Ricardo Pinto

Salesianos > Dossiers > Esta é a minha casa > Arcozelo, por Ricardo Pinto

Em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, existe um Centro Juvenil das Irmãs Salesianas. As suas atividades decorrem no espaço do Externato Nossa Senhora de Fátima, desde 1995.

Antes disso já tinha uma história de 10 anos no antigo espaço que as Irmãs ocupavam aqui em Arcozelo: a “Colónia” da Aguda. Tudo somado, são cerca de 32 anos de existência do nosso grupo de jovens. Hoje, somos os Promotores da Paz e juntamo-nos (quase) todos os sábados à tarde das 14:45 às 19h.

A nossa tarde começa no salão com a Boa Tarde. É o momento para dar as boas vindas e transmitir os avisos e uma ou outra mensagem importante a todo o grupo. De seguida reunimos por grupos de catequese, do 5º volume até ao grupo de preparação para o Crisma. A meio da tarde aproveitamos os pátios para desanuviar, brincar, conviver e lanchar. Antes da Eucaristia, que encerra o nosso dia no grupo, todos os jovens participam nas atividades orientadas pelos nossos Animadores: dança, teatro, música, artes plásticas, oficina de trabalhos manuais, desporto e ação social. Além da tarde de sábado, as manhãs de sábado e domingo são ocupadas com atividades desportivas de preparação para os Jogos Nacionais Salesianos ou simplesmente de convívio.

Este ano, o Centro Juvenil de Arcozelo tem mais de 100 jovens inscritos, dos 9 aos 19 anos. Contamos com uma equipa de 27 animadores que dinamizam a catequese e todas as atividades de forma voluntária. A maioria dos animadores frequentaram o Centro Juvenil como participantes, o que nos alegra muito, porque quer dizer querem transmitir a outros jovens a felicidade que eles próprios sentiram neste sítio. Contamos também com as Irmãs da comunidade de Arcozelo que nos orientam e dão todo o apoio necessário.

Pessoalmente, estou no grupo há 16 anos. Aqui aprendi a tocar guitarra e a ser mais extrovertido, fui educado e eduquei, chorei e ri, ausentei-me durante uns anos e voltei. Sou animador do 5º volume e da Banda Bosco. Já fui muito feliz aqui, e continuo a sê-lo.


Ricky (Ricardo Pinto)

  • 29 anos
  • Natural de Joanesburgo, África do Sul
  • Mestre em Biologia
  • No Centro Juvenil desde 2001
  • Animador de catequese e da atividade de música

Próximos eventos

  1. Verão MJS 2020

    20 Julho - 24 Julho

Artigos Relacionados