Mensagem do Provincial à Família Salesiana sobre a vinda do Pe. Pascual Chávez a Portugal

Aos senhores Diretores das Presenças Salesianas em Portugal e Cabo Verde, restantes membros da Família Salesiana:
Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Voluntárias de Dom Bosco (VDB), Salesianos Cooperadores (ASC), Associados de Maria Auxiliadora (ADMA), Antigos Alunos e Antigas Alunas Salesianos (AAS),
Canção Nova (CN).
Jovens do MJS e dos Encontros com Dom Bosco, Amigos e Benfeitores das Obras Salesianas, e demais membros das comunidades educativas, pastorais e paroquiais

Tenho a alegria de comunicar que, nos próximos dias 18 e 19 de maio de 2013, estará entre nós o Reitor-Mor dos Salesianos e Pai da Família Salesiana, o P. Pascual Chávez.

É para nós uma grande honra receber o 9º sucessor de Dom Bosco, depois de, em Setembro de 2012, termos acolhido com tanto calor e tanta emoção as Relíquias de S. João Bosco. Aqueles dias foram memoráveis e ricos de vivências singulares. A confiança, o empenho, o entusiasmo e o interesse crescentes, juntamente com a ação paterna de Dom Bosco no interior de cada um de nós, provocaram uma experiência nova de unidade e de comunhão entre todos os grupos da Família Salesiana em Portugal. A que se deve tal movimento? Ao encontro que nos foi proporcionado ter com Dom Bosco Santo.

No dia 18 e 19 de maio de 2013, estará entre nós aquele que, para a Família Salesiana, representa Dom Bosco hoje.
Esta carta-circular tem como objetivo convidar a todos para este grande encontro com o Pai da Família Salesiana, em Fátima, junto de Maria Santíssima, por ocasião da 61ª Peregrinação Nacional da Família Salesiana.

O dia 18 de maio é também o dia nacional do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) e simultaneamente o dia nacional dos Antigos Alunos. É necessário, por isso, encorajar todos os jovens das nossas escolas, das paróquias, dos centros juvenis e dos lares a participarem neste encontro com o 9º sucessor de Dom Bosco.

Leia também  A história de Caim e Abel

Particularmente os Diretores, empenhem-se na motivação e mobilização das comunidades educativas e pastorais para esta grande ação da Família Salesiana em que todos têm lugar. Disponibilizem-se a criar condições que permitam deslocar-se a Fátima quem, de outro modo, não teria possibilidade, sobretudo os jovens. A generosidade jamais será esquecida: o Senhor recompensa sempre com o cêntuplo. Somos filhos de um grande sonhador, cuja obra é fruto do seu incansável trabalho apostólico e da plena confiança em Deus. Procuremos imitá-lo.

O programa desses dias será o seguinte:

Sábado, dia 18 de maio

10h00 – Acolhimento dos salesianos ao Reitor Maior e encontro com ele durante a manhã (Casa de Nossa Senhora das Dores)
10h00 – Chegada dos participantes do dia MJS e Feira de atividades (junto ao Auditório Paulo VI)
11h30 – Abertura oficial do Dia MJS (Auditório Paulo VI)
15h00 – Encontro do Reitor Maior com os participantes dos Encontros Com Dom Bosco e vocacionáveis (Salão do Bom Pastor)
15h30 – Festa do MJS com o RM – Arte & Fé (Auditório Paulo VI)
16h30/16h40 – Concentração para a saudação a Nossa Senhora
17h00 – Desfile e saudação na Capelinha das Aparições
17h45 – Eucaristia na basílica da Santíssima Trindade (preside o Reitor Maior)
21h30 – Terço e procissão
22h30 – Vigília (Santuário)

Domingo, dia 19 de maio

09h00 – Encontro com a Família Salesiana (Salão do Bom Pastor)
11h00 – Missa no recinto (preside Dom Joaquim Mendes)

Animados pela presença do 9º Sucessor de Dom Bosco, vamos fazer destes dois dias, tempos fortes da nossa preparação para o bicentenário do nascimento de Dom Bosco.

Desejo ardentemente que as comunidades salesianas de vida consagrada, os diversos grupos da Família Salesiana, as comunidades educativas das escolas, os conselhos pastorais das nossas paróquias, os responsáveis dos centros juvenis e dos lares, todos se empenhem vivamente para fazer destes dias uma ocasião para estreitarmos os laços de família à volta do Reitor-Mor, hoje Dom Bosco entre nós.

Leia também  Mensagem do Reitor-Mor ao jovens por ocasião da Festa de D. Bosco (2016)

Acredito que as Obras Salesianas farão todo o possível para estarem presentes com o maior número possível de pessoas.

Assim, a nossa Família sairá deste encontro com o 9º Sucessor de Dom Bosco muito mais reforçada e entusiasmada para continuar a preparar a celebração do bicentenário do nascimento do maior Apóstolo da Juventude de todos os tempos: Dom Bosco.

Confiemos a Nossa Senhora de Fátima este grande encontro e, como Seus filhos devotados, ofereçamos-lhe a recitação do nosso terço diário também com esta intenção.

Peçamos pelas vocações, para que a Família Salesiana cresça e possa ser também, pela sua ação apostólica, um sinal credível do amor de Deus aos jovens, sobretudo os mais necessitados de pão, educação e afeto.

Unidos na oração e na caminhada espiritual que a Igreja nos propõe nesta quaresma, peçamos a intercessão de todos os santos da Família Salesiana para que os nossos bons propósitos se concretizem.

Lisboa, 9 de Março de 2013

Pe. Artur Pereira | Provincial

Artigos Relacionados