Este ano recordamos o longínquo ano de 1875, quando partiu de Turim a primeira expedição missionária.
Agradecer: Agradecemos a Deus pelo dom da vocação missionária, que permite hoje aos Salesianos de Dom Bosco chegar aos jovens pobres e abandonados em 137 países.
Repensar: Esta é uma ocasião para refletir e desenvolver uma visão renovada das missões salesianas, à luz de novos desafios e de perspetivas que inspiram novas formas de ação.
Relançar: Não temos apenas uma história gloriosa a recordar e pela qual somos gratos. Temos também uma história viva, que continua a realizar-se. Olhamos para o futuro com zelo missionário e entusiasmo renovado, convictos de que ainda conseguiremos chegar a muitos mais jovens pobres e abandonados.
As celebrações do 150.º aniversário decorrem, principalmente, a nível das Províncias. Cada Província é convidada a criar iniciativas missionárias concretas ou a reforçar, de modo significativo, as que já existem. Serão sinais permanentes desta celebração.
A nível da Congregação, o Reitor-Mor presidirá ao envio missionário que terá lugar a 11 de novembro de 2025, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Valdocco. Nesta celebração especial, a Congregação renovará o seu compromisso missionário diante de Maria Auxiliadora.
Independentemente de onde aconteçam, as celebrações têm como objetivo manter vivo o espírito e o entusiasmo missionário na Congregação, e promover maior zelo e generosidade entre os Salesianos e toda a Comunidade Educativo-Pastoral.
O logotipo escolhido para a celebração, da autoria de Martina Mončeková, mostra o globo terrestre atravessado por ondas que simbolizam a coragem, os novos desafios e o dinamismo das missões. Trata-se de um dinamismo em crescimento, que se projeta continuamente para novos horizontes missionários.
Destaque para três figuras vermelhas que evocam o logotipo da Congregação Salesiana e para o fogo, símbolo de um entusiasmo missionário renovado. No centro, um navio recorda a primeira expedição missionária salesiana de 1875. O conjunto transmite a ideia de que o espírito missionário não é algo individual, mas um elemento carismático deixado por Dom Bosco à Congregação e a toda a Família Salesiana.
A forma circular sugere unidade e ligação recíproca. O logotipo completa-se com três palavras-chave e com o número 150, em destaque, que sintetiza a memória e a atualidade da missão.





