Amal Marzouk

Por todos os jovens do mundo: Perseverar, com o coração de Dom Bosco

A pedido da minha Província do Médio Oriente, viajei a partir da Síria para representar a juventude árabe no Capítulo Geral, e para que nos recordemos que os Salesianos estão espalhados e fortemente presentes mesmo nas regiões que não são predominantemente cristãs.

Senti-me realmente abençoada pela minha proximidade a Dom Bosco, não só no meu coração mas também por estar ali, presente naquele lugar. Não nos é fácil viajar e foi uma experiência muito especial ficar por algum tempo realmente perto de Dom Bosco.

Naqueles dias, vivi a verdadeira experiência de família, e recordei as palavras de São Paulo. Somos um só corpo. É quase impossível, mas com Dom Bosco os sonhos tornam-se realidade, e eu testemunhei ali no CG28 que os seus sonhos podem ser transformados em realidade. Foi uma grande alegria ser testemunha do verdadeiro amor de Dom Bosco pelos jovens. O sentimento de ser amada que fez o meu coração bater de novo. Não só sei que este amor existe, mas vivi-o e testemunhei-o, e agora tenho de o transmitir. Todos os jovens devem saber que são amados, com amor infinito.

Vi nos olhos dos Salesianos que participaram no CG28 muita coragem, porque conseguiram sair de si mesmos e fazer perguntas importantes como: qual é a identidade do Salesiano que os jovens querem para hoje? E esta coragem fez-me sentir orgulhosa de estar ao lado deles e de ter vivido esta experiência com eles. Por isso, peço-lhes: perseverem nesta coragem com o coração amoroso de Dom Bosco.

Os jovens também amam os Salesianos e querem ajudar, de mãos dadas para alcançar e continuar a viagem de Dom Bosco, por todos os jovens do mundo.

Leia também  Eduardo Jesus: “Valores católicos são fundamentais para a evolução da sociedade”

Tive, além disso, a oportunidade de celebrar o meu aniversário durante a minha participação no Capítulo e a alegria de ser felicitada pelo Reitor-Mor e por todos ali presentes. Senti que Dom Bosco me acolheu realmente no meu aniversário.

Os Salesianos estão no meu coração.

Amal Marzouk

Síria, 26 anos, está ligada aos Salesianos de Damasco desde os oito anos. É catequista, animadora, cooperadora salesiana e formadora de novos catequistas. Participa com a Igreja de Damasco e com o Movimento Juvenil Salesiano na organização de encontros para jovens.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 585 de Março/Abril de 2021

Artigos Relacionados