Movimento “Laudato si'”: Salesianos de Linares promovem consciência ambiental

Professores querem mudar futuro da instituição através da educação e ação ambiental.

O Teatro da Ópera acolheu, no dia 24 de agosto, uma edição especial do Conselho de Professores da Comunidade Educativo-Pastoral Salesiana de Linares, no Chile, durante a qual foi apresentada a iniciativa Ecobosco, que marcou o início de uma nova era da instituição educativa. O Colégio Salesianos Linares tem plena consciência dos desafios ambientais que se aproximam e da necessidade de uma educação sólida para a proteção ambiental. Para isso, foi criada a iniciativa Ecobosco, com uma missão clara: promover a consciência ambiental e a ação sustentável na comunidade. Ecobosco é um espaço que promove uma compreensão maior do meio ambiente e do impacto das nossas ações em benefício da sustentabilidade do planeta. A ação visa explorar novas formas de cuidar e proteger o ambiente, partilhar ideias inovadoras e implementar pequenas mudanças que podem ter grande impacto. Os responsáveis e dinamizadores deste projeto ambiental são dois professores, Claudio Quijada e Victor Meza, que lideraram os esforços para criar uma comunidade ativa e comprometida com a ecologia e com o bem-estar do planeta.

CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

ESPÉCIES AMEAÇADAS: LIVRO VERMELHO
Estima-se que em todo o mundo 41 mil espécies estejam em risco de extinção à escala global. Das seis mil espécies de mamíferos existentes, cerca de 30% estão em risco de desaparecer. Em Portugal foi desenvolvido o mesmo estudo, chama-se “Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental”.

ESPÉCIES AUTÓCTONES: PROTEGER FAUNA E FLORA
No site da Direção Geral de Alimentação e Veterinária encontra a lista das raças autóctones portuguesas. Em florestas.pt,
iniciativa da The Navigator Company, produtor português de papel, pode conhecer as espécies florestais portuguesas e muita outra informação útil e curiosa.

ESPÉCIES INVASORAS: STOP VESPA ASIÁTICA
O Instituto de Conservação da Natureza e Floresta criou uma plataforma para a monitorização da vespa asiática, através da geolocalização online de avistamentos e de ninhos pela população. Para não haver confusão com outros insetos da nossa fauna e ajudar à identificação pode consultar a ficha de espécies e ficha de ninhos.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 600 de setembro/outubro/novembro/dezembro de 2023

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados