fbpx

Mensagem do Ten. Pe. Rui Filomeno, sdb, aos Salesianos de Portugal

Salesianos > Artigos > Mensagem do Ten. Pe. Rui Filomeno, sdb, aos Salesianos de Portugal

Ten. Pe. Rui Filomeno de Jesus Gomes, sdb, capelão das Falintil, esteve em Lisboa e em Fátima e deixou uma mensagem aos Salesianos de Portugal que o acolheram.

Sou sacerdote salesiano de Timor Leste e tenho a meu cargo o acompanhamento das Forças Armadas de Timor Leste como capelão militar. Sou o primeiro sacerdote em Timor Leste a exercer esta missão nas Forças Armadas, que têm apenas 15 anos de existência e contam com 99% dos seus membros efetivos católicos.

A convite do Sr. Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança de Portugal, em coordenação com o Adido da Defesa da Embaixada de Timor Leste, cheguei a Lisboa no dia 19 de maio para um estágio de duas semanas no Ordinariato Castrense de Portugal e participar na Peregrinação Militar a Fátima, por ocasião das Celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos em Fátima.

De todo o coração agradeço ao Provincial dos Salesianos de Portugal, padre Artur Pereira, por me ter aceitado a conviver com os meus irmãos salesianos na Casa Provincial durante toda a minha estadia nesta Terra de Santa Maria. De modo particular agradeço também ao Diretor da Casa Provincial, padre Simão Cruz, e a todos os membros da Comunidade por me terem acolhido como irmão entre irmãos. Graças a esse apoio muito cordial e fraterno, expressão tão real da grandeza do coração de Dom Bosco, consegui atingir os meus objetivos em Portugal de tomar conhecimento, aprender e partilhar das experiências pastorais do senhor Bispo Castrense e dos capelães militares de Portugal, receber deles material muito valioso para implementar e aplicar na jovem Capelania das Forças Armadas de Timor Leste.

Agradeço ainda a oportunidade que me foi dada de partilhar esta mensagem. O meu sincero abraço.

Ten. Pe. Rui Filomeno de Jesus Gomes, SDB
Capelão das F-FDTL (Falintil – Forças da Defesa de Timor Leste) 

Artigos Relacionados