fbpx

Homenagem a D. Bosco, o nascimento da obra salesiana, parte 2

Salesianos > Artigos > Homenagem a D. Bosco, o nascimento da obra salesiana, parte 2

O encontro com Bartolomeu Garelli é decisivo. Dom Bosco escreve, anos mais tarde, que foi este o momento que deu início a toda a sua obra. O episódio é contado nas páginas de “São João Bosco Ilustrado”.

«Dom Bosco reconhece a mesma miséria naquele rapaz que já vira em tantos outros nas ruas de Turim. Alguns deles sem família por perto e sem trabalho, outros órfãos. Começa a estruturar-se na sua mente a ideia de criar um espaço onde se sintam acolhidos, não só aos domingos para a catequese, mas durante a semana também. Neste dia essa ideia ganha mais força. Ali, na sacristia, no final da Missa, dá a primeira catequese a Bartolomeu: uma Ave-Maria e ensina-o a fazer o sinal da cruz. Bartolomeu nem isto sabe fazer».

Com textos da autoria da Irmã Ana Carvalho, FMA, ilustrados por Nuno Quaresma, “São João Bosco Ilustrado” é o resultado da recolha de várias histórias da vida do fundador dos Salesianos, desde a infância na pequena aldeia dos Becchi até à ordenação sacerdotal. Ao longo de mais de 100 páginas, a obra acompanha Dom Bosco, Mãe Margarida e outras personagens importantes nas alegrias, dificuldades e aventuras que transformaram o jovem João Bosco, menino do campo, no fundador de uma obra a favor das crianças e dos mais desfavorecidos, hoje presente em 132 países.

O livro destina-se a todas as idades e está disponível nas secretarias das escolas salesianas com um preço especial e nas Livrarias Salesianas de ÉvoraLisboa e Porto, e também on-line.

As Edições Salesianas, em comemoração do mês de Dom Bosco, oferecem desconto de 20% até ao final do mês de janeiro.

O livro é uma edição em capa dura, impresso em papel 100% reciclado. 

Artigos Relacionados