Carlo Acutis. Santo? Ele?

Carlo Acutis. Santo? Ele?

Alguém terá dito “Santo? Ele? Nem em sonhos”. Carlo é um santo dos novos tempos que ajuda os sem-abrigo e protege as crianças mais frágeis e difunde o Evangelho em páginas de internet.

Nasce em Londres em 1991 e morre em 2006 em Milão com 15 anos, vítima de leucemia. E 19 anos após a sua morte é declarado santo; um facto admirável! O pai chama-se Andrea Acutis, banqueiro de investimentos, e a mãe, Antónia Salzano Acutis, agente de Seguros. Carlo é um jovem que viveu poucos anos assim como poucos foram os anos até à declaração universal da sua santidade na Igreja e no mundo. 

Carlo é um jovem que gosta da natureza, de jogos de computador, de ajudar os colegas mais pobres, de fazer rir os outros e de participar na Eucaristia diariamente. Como João Bosco, faz a sua primeira comunhão aos sete anos. E como João Bosco é um pouco teimoso e brincalhão! A família gosta muito dele e acompanha-o sempre no seu interesse e amor a Jesus presente na Eucaristia. Deixa-o participar na Eucaristia todos os dias e viaja com ele para visitar as igrejas onde se deram os milagres eucarísticos dentro e fora da Itália.  E muitos confessam que se tornaram cristãos pelo exemplo de amor que Carlo tinha a Deus. Curioso é que, pesquisando no computador do jovem santo, os responsáveis encontraram trabalhos escolares, poemas e pesquisa sobre milagres. Carlo é um santo que fez das coisas ordinárias coisas extraordinárias.

São muitos os milagres atribuídos à sua intercessão e que confirmam a sua santidade. A este ponto convém dizer que Carlo está muito ligado a Portugal e à sua santidade, com várias visitas ao Santuário de Fátima, ao Mosteiro dos Jerónimos e a Santarém.

O dia 7 de setembro de 2025, dia da Canonização de Carlo pelo Papa Leão XIV marca um entusiasmo novo para o mundo juvenil, alicerçado no amor a Deus presente na Eucaristia. “A Eucaristia é a minha autoestrada para o Céu”, recordavam os jovens que participaram em Roma na canonização de Carlo. E uma dessas presenças foram os pais e a família.

A mãe de Carlo, leu na vida do filho o projeto que Deus tinha para ele. Um pouco como fez Mãe Margarida com João Bosco.

Após a morte do filho, Antónia Acutis confessa que sente a falta da presença física do filho, mas espiritualmente sente-se próxima de Carlo.

À luz do Jubileu, a proclamação da santidade de Carlo Acutis; modelo para a juventude; primeiro apóstolo cibernético, o primeiro millennial para os mais de 1,4 mil milhões de cristãos no mundo, lembra a todos os fiéis a presença de Deus em todo o lado onde haja um sacrário. Um jovem, como São Domingos Sávio, cujo único medo era não amar e ofender a Deus com o pecado.

Foi, com Pier Giorgio Frassati, a primeira canonização do novo pontificado do Papa Leão XIV.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 612 de novembro/dezembro de 2025

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados