Começou o Capítulo Geral 28

“Estamos em Valdocco, somos de Valdocco”. Foram as palavras do Regulador do Capítulo,  Pe. Stefano Vanoli, na “Boa-noite” da véspera do início do 28.º Capítulo Geral (CG28) dos Salesianos, na noite de sábado, 15 de fevereiro.

Uma “Boa-noite” na Basílica de Maria Auxiliadora, com muitos Capitulares, Filhas de Maria Auxiliadora e fiéis leigos já em Turim.

Um Capítulo com sabor bíblico na sua duração: sete semanas para dar uma resposta à pergunta “Que Salesianos para os jovens de hoje?

O regresso a Valdocco

Um Capítulo em Valdocco para dar força à vocação e à identidade carismática dos discípulos de Dom Bosco. “O local da nossa origem, e também o lugar da nossa originalidade”, referiu o Pe. Vanoli.

O Capítulo Geral regressa a Valdocco, 62 anos do último realizado na casa-mãe da Congregação. 243 são os Capitulares, em representação das sete Regiões em que a Congregação está dividida. Existem 66 nações às quais os Capitulares pertencem nativamente, que para a sua missão estão presentes em mais de 130 países.

No primeiro Capítulo Geral, realizado em Lanzo Torinese, em 1877, presidido por Dom Bosco, participaram 23 pessoas. Hoje, tendo no 28.º CG, os Capitulares multiplicaram-se mais de dez vezes: um total de 243 participantes por direito, como Provinciais e Delegados eleitos, e convidados permanentes como observadores.

Recorda-se que entre os participantes de direito se incluem os 16 salesianos da Sede Central e o Reitor-Mor emérito, Pe. Pascoal Chávez.

A estes números já abundantes devem ser ainda somados os jovens e os colaboradores leigos convidados.

Todos estes números falam de uma Congregação universal e missionária, que na distinção das origens e línguas, experiências e histórias pessoais, encontra no Capítulo Geral o momento mais alto de convergência e de unidade.

Leia também  Câmara Municipal de Évora elogia obra dos salesianos

Na segunda-feira, 17 de fevereiro, começou a apresentação dos Âmbitos e Regiões pelos membros do Conselho-Geral, intervindo o Vigário- Geral, os Conselheiros do Reitor-Mor para a Formação, a Pastoral Juvenil, a Comunicação Social e para as Missões, a Família Salesiana, e os Conselheiros regionais para a África-Madagascar, a Ásia Sul, a Ásia Leste-Oceania e a América Cone Sul.

Terça-feira, 18 de fevereiro, será concluído o programa de relações com a apresentação das Regiões Interamérica, Europa Central e do Norte e Europa Mediterrânea, que será concluído com o relatório do Reitor-Mor sobre o estado da Congregação, transmitido ao vivo na página do Facebook da ANS.

(Notícia corrigida 19/02/2020, 10h04, para alterar o número de capitulares para 243)

Artigos Relacionados