Os Salesianos de Dom Bosco estão presentes em 138 países do mundo, nos cinco continentes, distribuídos em nove Regiões. Organizados em 93 Províncias, têm 1.782 obras canonicamente eretas e 139 outras presenças. No final do ano 2024 os Salesianos de Dom Bosco eram 13.694, dos quais 419 noviços, 2.635 seminaristas, 19 diáconos permanentes, 1.327 coadjutores, 9.180 sacerdotes, e 114 bispos, cardeais e prelados. (Anuário 2025)
O Pe. Fabio Attard foi eleito 11.º Sucessor de São João Bosco a 25 de março de 2025, durante o 29.º Capítulo Geral da Congregação Salesiana.
Natural de Malta, foi ordenado sacerdote em 1987 e dedicou grande parte da sua missão à pastoral juvenil, à formação e ao acompanhamento das realidades salesianas em diversas partes do mundo. Entre 2008 e 2020, foi Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, desempenhando um papel fundamental na renovação do trabalho educativo e evangelizador dos Salesianos.
Com um vasto percurso de serviço à Congregação e à Igreja, assume agora a missão de guiar a Família Salesiana, mantendo vivo o carisma de Dom Bosco ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e vulneráveis.
O Capítulo Geral dos Salesianos de Dom Bosco, órgão de decisão máximo da Congregação, elege o Superior Geral e os seus Conselheiros para mandatos de seis anos.
À frente do governo da Congregação está o Reitor-Mor, ou Superior da Sociedade Salesiana, que exerce o cargo de animação e união da Família Salesiana, em comunhão com o Conselho Geral e ajudado pelos Conselheiros de Sector e Conselheiros Regionais.
Os Conselheiros Regionais do Reitor-Mor promovem a relação mais direta entre as Províncias e o Reitor-Mor e o seu Conselho. Cuidam dos interesses das Províncias que lhes foram confiadas. Promovem no Conselho Geral o conhecimento das realidades locais em que se desenvolve a ação dos Salesianos. (Artigo 140 das Constituições)