Noviciado Europeu Salesiano junta jovens de várias origens numa experiência única de acompanhamento

Noviciado Europeu Salesiano junta jovens de várias origens numa experiência única de acompanhamento

O Noviciado Europeu Salesiano, no Colle Dom Bosco, reúne 21 jovens de diferentes províncias salesianas da Europa. Vivendo juntos, jovens de diferentes culturas e línguas, descobrem que a diversidade é uma riqueza e que o carisma salesiano une para além das fronteiras.

No Colle Dom Bosco, berço do carisma salesiano, vive-se uma experiência única de fé e de discernimento. No ano formativo de 2025/2026, o Noviciado Europeu Salesiano reúne 21 jovens de diferentes províncias salesianas da Europa. A casa conta com um mestre de noviços e sete salesianos formadores, que acompanham diariamente os jovens, ajudando-os a crescer humana e espiritualmente, sempre num clima de família, simplicidade e alegria salesiana.

A vida quotidiana é ritmada por momentos de oração, formação, estudo, acompanhamento espiritual, vida fraterna e experiências pastorais. Vivendo juntos, jovens de diferentes culturas e línguas, descobrem que a diversidade é uma riqueza e que o carisma salesiano une para além das fronteiras.

Fredison Santos, noviço da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, que junta as presenças em Portugal e em Cabo Verde, integra a comunidade. “Viver este percurso no lugar onde nasceu o fundador da nossa Congregação torna tudo ainda mais especial, pois permite percorrer os caminhos trilhados pelo nosso Pai, Dom Bosco”, refere o jovem noviço que completou 30 anos. “Ao fim de cinco meses desta experiência, posso dizer que tem sido um tempo de grande confronto interior, no processo de descoberta da minha vocação e de fidelidade à minha fé“.

Também para Bartol Kadić, da Croácia, a experiência tem significado “um tempo intenso e decisivo” no caminho vocacional. “É bonito viver numa comunidade tão numerosa, sempre cheia de vida, onde há sempre alguém com quem falar, partilhar ou simplesmente estar. Na nossa comunidade vivemos também muitos momentos de silêncio, que são fundamentais para mim. O silêncio ajuda-me a conhecer-me melhor, a escutar o que trago no coração e a aprofundar a minha vocação”, acrescenta.

Noviciado Europeu Salesiano junta jovens de várias origens numa experiência única de acompanhamento
Fredison Santos, noviço da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana

Artigos Relacionados

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.