A requalificação do auditório dos Salesianos de Manique e a aquisição de duas carrinhas para os Escuteiros do Agrupamento 550 Manique estão entre os projetos aprovados para receber apoio através do Orçamento Participativo 2025 do município de Cascais. O anúncio dos projetos vencedores foi feito no dia 7 de janeiro, na Casa das Histórias Paula Rego.
No último Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Cascais, os Salesianos de Manique apresentaram a proposta de reabilitação do auditório da Escola Salesianos de Manique, um espaço que tem sido palco de várias conferências, formações, encontros, para a população da escola, da paróquia, de diversas associações e da comunidade em geral. A proposta foi uma das 26 escolhidas no concurso e vai ser concretizada através de um cofinanciamento, no qual os Salesianos de Manique participam com parte da verba para executar a obra. A verba de 350.000 euros atribuída pelo Orçamento Participativo vai ser aplicada na correção acústica, acessibilidades, incluindo palco, e substituição de cadeiras do auditório. Os Salesianos de Manique serão responsáveis pela instalação do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, intervenção no teto e a requalificação da régie com equipamento. O espaço, depois de renovado, terá a capacidade para cerca de 450 pessoas.
A proposta apresentada pelos Escuteiros ligados aos Salesianos de Manique também foi uma das 26 mais votadas. O Agrupamento 550 Manique vai receber apoio para a aquisição de duas viaturas ligeiras tipo furgão, no valor de 219,186 euros, para transporte de material e elementos do Agrupamento. O Agrupamento engloba 100 jovens apoiados por 20 adultos voluntários.
O Diretor dos Salesianos de Manique, Pe. Luís Almeida, reagiu ao anúncio: “Foi com muita alegria que acolhemos o sucesso da nossa candidatura. Esta possibilidade é, antes de mais, fruto do empenho generoso de toda a comunidade educativa dos Salesianos de Manique, da família salesiana alargada, dos antigos alunos, dos pais, dos educadores, dos jovens e de tantos amigos que acreditaram neste projeto e o tornaram possível com o seu envolvimento e voto de confiança. A todos manifesto um profundo agradecimento, porque este resultado mostra que, quando caminhamos juntos, conseguimos colocar a nossa Casa ainda mais ao serviço da comunidade, criando melhores condições para acolher, formar e servir os nossos alunos e todos os que habitam, em muitos contextos, esta Casa salesiana”.
Desde a primeira edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Cascais, em 2011, foram decididos através da participação da população cerca de 65 milhões de euros, traduzidos em 267 projetos vencedores, com a votação de cerca de 60.000 pessoas por ano. A Câmara Municipal de Cascais afirma que este sucesso é “fruto de um trabalho de participação e cidadania que coloca o concelho entre os mais destacados da Europa e do Mundo” na implementação deste tipo de processos. Os orçamentos participativos são uma forma de participação cívica, em que cada cidadão pode apresentar propostas para solução de problemas do seu concelho e para a melhoria da qualidade de vida coletiva, e assim decidir sobre uma parte do orçamento municipal.









