A Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos decorreu entre 22 e 30 de novembro, dedicada ao tema da Prevenção dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). “Liga o valor, desliga o resíduo” é o slogan da campanha da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos que pretende sensibilizar para o consumo sustentável e a economia circular, valorizar os recursos e evitar o desperdício que acompanha o consumo acelerado de tecnologia.
A equipa Ecoescolas dos Salesianos do Estoril aceitou o desafio de promover a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos em geral, e dos resíduos elétricos e eletrónicos em particular, devido ao forte impacto ambiental.
A maioria dos REEE contêm metais pesados como chumbo, mercúrio, cádmio e cromo, que, se forem descartados incorretamente, podem infiltrar-se no solo e contaminar rios e lençóis freáticos. Alguns destes equipamentos contêm materiais raros ou valiosos, como ouro, prata, cobre e lítio, que podem ser reciclados.
No dia 25 de novembro, algumas “ecodelegadas” do 2.º e 3.º Ciclo dos Salesianos do Estoril participaram numa ação de sensibilização durante o “bom-dia” do 1.º Ciclo, e desafiaram os mais novos a participar nesta campanha de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos. Os alunos convocaram também a comunidade escolar para a iniciativa, e a trazer resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos de pequeno porte, que estejam comprovadamente estragados e sem possibilidade de reparação, para serem encaminhados para a Rede Eletrão que fará a sua reciclagem.
Pilhas, pequenos aparelhos domésticos, torradeiras, ferros, secadores de cabelo, aparelhos de telecomunicações, baterias, carregadores, telemóveis e brinquedos eletrónicos, foram recolhidos pelos alunos.










