Salesianos de Santiago de Cuba enfrentam devastação causada pelo furacão Melissa e prestam auxílio à população

Salesianos de Santiago de Cuba enfrentam devastação causada pelo furacão Melissa e prestam auxílio à população

Inundações, deslizamentos e desabamentos, e um rasto de destruição inédito, é o cenário das zonas mais afetadas pelo furacão de categoria 5 que atingiu as Caraíbas no final do mês de outubro. A Paróquia de Maria Auxiliadora foi muito afetada, no entanto a Comunidade Salesiana também presta auxílio à população.

Em Santiago de Cuba, no leste de Cuba, a Paróquia de Maria Auxiliadora foi muito afetada pela passagem do furacão Melissa. Apesar da gravidade da situação, a Comunidade Salesiana, composta por três salesianos, está a dar ajuda às famílias mais atingidas, oferecendo assistência espiritual e ajuda humanitária mesmo no meio das duras adversidades.

A Organização das Nações Unidas estima que seis milhões de pessoas foram afetadas pelo furacão na região das Caraíbas, principalmente em Cuba, no Haiti e na Jamaica. O furacão de categoria 5 deixou um rasto de destruição inédito.

O furacão causou inundações, deslizamentos e o colapso do sistema elétrico, e deixou grandes áreas da cidade de Santiago de Cuba isoladas. De acordo com dados da Conferência Episcopal de Cuba, mais de um milhão de pessoas foram afetadas. Muitas residências tiveram o telhado arrancado ou foram completamente destruídas, especialmente nas localidades e comunidades costeiras, acompanhadas pelos Salesianos.

As igrejas também foram atingidas. Na Paróquia de Maria Auxiliadora o furacão destruiu janelas e derrubou árvores. Os danos mais graves ocorreram nas capelas de Cayo e de Los Desamparados: a primeira teve o telhado e mobiliário quase totalmente destruídos, enquanto a segunda sofreu o desabamento parcial de uma parede. Em resposta à situação, a Comunidade Salesiana começou uma ação de emergência, que envolve a avaliação de danos, a coordenação com as autoridades religiosas e a disponibilização de espaços para receber famílias de regiões vizinhas. Duas vezes por dia, um gerador é disponibilizado para que os moradores possam recarregar telemóveis e aparelhos essenciais. As necessidades mais urgentes são água potável, alimentos não perecíveis, medicamentos, material de construção, produtos de higiene, purificadores de água, mosquiteiros, lanternas, roupa, móveis essenciais, combustível.

Inspirada no carisma de Dom Bosco, a Comunidade salesiana persiste “ancorada na Esperança”, acompanhando os mais vulneráveis com proximidade, Fé e solidariedade.

A Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano criou uma campanha em Portugal para a recolha de donativos com destino à Comunidade Salesiana de Cuba, que coordenará a ajuda.

Artigos Relacionados