Companhia ART&SAL celebra 75 anos de presença Salesiana na Madeira com um musical

Companhia Art&Sal celebra 75 anos de presença Salesiana na Madeira com um musical

A Companhia Art&Sal, dos Salesianos do Funchal, assinalou os 75 anos de presença Salesiana na Madeira, através da apresentação do musical “Da Rua ao Coração”.

Os Salesianos chegaram à ilha em 1950, a convite do Padre Laurindo Leal Pestana, então pároco de Santa Maria Maior. À semelhança de D. Bosco, o Padre Laurindo dedicou a sua vida a tirar da rua muitas crianças e jovens, oferecendo-lhes acolhimento, formação e esperança. Doente e consciente de que o seu tempo se aproximava do fim, quis assegurar que a sua obra continuaria em boas mãos. Encontrou essa continuidade nos Salesianos de D. Bosco, que partilhavam os mesmos ideais: educar e evangelizar através da alegria, do amor e da oração. Assim nasceu e cresceu a Escola de Artes e Ofícios, que ao longo dos anos evoluiu até à atual instituição, mantendo sempre viva a sua essência: o equilíbrio entre formação humana, espiritual, artística e desportiva — a verdadeira expressão do lema “Mente sã em corpo são.”

O grupo Art&Sal, a companhia de teatro amador dos Salesianos do Funchal, procurou retratar esta história com sensibilidade e criatividade, prestando uma sentida homenagem a todos os que fizeram parte deste caminho. Cada palavra, música e oração foi um tributo à vida e à missão Salesiana.

O espetáculo teve duas apresentações, no fim de semana de 18 e 19 de outubro, praticamente esgotando a sala do Centro de Congressos da Madeira.

“Mais do que uma celebração, “Da Rua ao Coração” foi um ato de amor e reconhecimento, uma viagem pela história de quem há 75 anos transforma vidas na Madeira, com o coração de D. Bosco e o espírito de todos aqueles que continuam a fazer do bem uma arte”, sublinhou a organização.

Em sinal de gratidão, o musical incluiu ainda testemunhos de antigos e atuais alunos, bem como de cooperadores e da sobrinha-neta do Padre Laurindo. As palavras que mais se repetiram nesses testemunhos foram gratidão e alegria, pelos valores e herança recebidos.

Artigos Relacionados