Celebrar a Fé e a Esperança na Festa da Beata Alexandrina da Costa

Balasar viveu, no passado fim de semana, momentos de fé, devoção e esperança, durante a festa em honra da Beata Alexandrina da Costa.
Um dos grandes destaques das celebrações foi a Eucaristia realizada no novo Santuário dedicado à Divina Eucaristia e em honra da Beata Alexandrina, que ainda se encontra em construção, mas que, excecionalmente, acolheu este encontro. Estiverem presentes centenas de peregrinos bem como autoridades civis e militares.

As portas do novo Santuário dedicado à Divina Eucaristia e em honra da Beata Alexandrina da Costa, abriram-se, excecionalmente, no 70.º aniversário do falecimento da salesiana cooperadora de Balasar. A Eucaristia celebrada no domingo, dia 12 de outubro, foi presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, e incluiu a bênção do altar.

Durante a sua homilia D. José Cordeiro começou por pedir a Deus que conceda a graça da canonização da Beata Alexandrina, que será, assim, proclamada modelo de fé e intercessora para toda a Igreja Católica. O prelado destacou, ainda, o papel de Alexandrina da Costa como como modelo de fé: “a importância desta celebração nasce da vida de uma mulher, uma vida mística, de encontro com a Eucaristia”, concluiu.

As celebrações incluíram, ainda, momentos como a procissão de velas (destaque para a presença dos andores com as imagens da Beata Alexandrina e do Imaculado Coração de Maria), a exposição do Santíssimo, bem como momentos dedicados ao Sacramento da Reconciliação. Tudo isto envolveu os peregrinos, oriundos de várias partes do mundo, num ambiente de oração e comunhão.

No dia 13 de outubro, dia litúrgico da Beata Alexandrina da Costa, realizou-se a Eucaristia solene da festa, também presidida por D. José Cordeiro, na qual teve lugar a Consagração ao Imaculado Coração de Maria, um gesto de especial significado espiritual.

Esta festa, realizada este ano sob o tema do Jubileu da Esperança, reafirma a importância da devoção à Beata Alexandrina da Costa, tanto localmente quanto internacionalmente, e mostra a vitalidade espiritual da comunidade salesiana em Balasar. O novo santuário, cuja conclusão está prevista para 2026, já é um espaço significativo para encontros de fé.

Família Salesiana: devoção à Beata Alexandrina

A Família Salesiana marcou também presença nesta festa em honra da salesiana cooperadora, Beata Alexandrina da Costa. E, para assinalar esta importante data, estiveram presentes nas celebrações, em Balasar, António Boccia, Coordenador Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores; e o Coordenador Regional, Borja Pérez. Rosa Mateus, Coordenadora Nacional da Associação dos SSCC, juntou-se, também, às celebrações.

Rosa Mateus (Coordenadora Nacional da Associação dos Salesianos Cooperadores),
António Boccia (Coordenador Mundial da Associação) e Borja Pérez (Coordenador Regional)

Construção do novo Santuário

O novo santuário eucarístico, em honra da Beata Alexandrina da Costa, está a ser construído num terreno próximo à igreja paroquial de Balasar, e é, já hoje, um sinal visível da crescente devoção a esta salesiana cooperadora de Balasar.

Fotografias: DM e Santuário Alexandrina de Balasar

Artigos Relacionados